A importância dos dados na gestão de viagens corporativas foi o tema central do painel “Transforme relatórios e indicadores em estratégias inteligentes!”, realizado no Lacte 20, evento promovido pela Alagev. Especialistas do setor destacaram como a análise de KPIs pode impactar diretamente a economia e a eficiência das empresas, além de aprimorar a experiência dos viajantes.
Luiz Teixeira (Tex), diretor executivo Comercial da LTN Brasil, ressaltou que a estrutura de um relatório deve ser clara e objetiva. “Na hierarquia da empresa, o mais importante é fazer o mais sucinto possível, em uma página só. Ali deve estar todo o resumo do que um executivo precisa. O difícil é saber o que colocar”, explicou. Segundo ele, os dados precisam ser apresentados de forma estratégica para fundamentar decisões e solucionar problemas.
Carol Gaete, diretora Comercial e Parcerias Globais da Voetur, apresentou resultados de uma pesquisa conduzida pela Alagev, que revelou que 95% dos participantes utilizam KPIs para embasar decisões. No entanto, 5% ainda não adotam nenhum tipo de indicador. “Quem está dentro desses 5% tem que sentar e pensar um pouquinho. Que recado você quer dar?”, questionou. Ela também destacou que 70% dos gestores de viagem preparam relatórios sozinhos, enquanto apenas 11% contam com apoio de uma TMC, o que seria o cenário ideal.
Outro dado preocupante apontado por Carol durante o Lacte 20 foi que 59% das empresas entrevistadas não adotam nenhuma prática de ESG em viagens, o que inclui a compensação de carbono. Segundo ela, essa é uma área que precisa ser mais explorada para alinhar a gestão de viagens a práticas sustentáveis.
Já Liliana Moreira, diretora Operacional e Industry Relations da TP Corporate, abordou a construção de relatórios eficientes, como o modelo One Pager. “Colocamos apenas informações que fazem sentido para o executivo. É importante seguir uma metodologia e entender a necessidade de cada empresa”, afirmou. Segundo ela, a chave para relatórios eficazes está na seleção dos dados mais relevantes e na forma como são apresentados.
Os especialistas reforçaram que a análise estratégica de dados não apenas otimiza os custos das viagens corporativas, mas também melhora a experiência dos colaboradores. Ao transformar indicadores em insights acionáveis, as empresas podem tomar decisões mais assertivas, garantindo mais eficiência e satisfação para os viajantes.