BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,47

Lacte 20: KPIs e relatórios estratégicos transformam dados em decisíµes inteligentes

A importância dos dados na gestão de viagens corporativas foi o tema central do painel “Transforme relatórios e indicadores em estratégias inteligentes!”, realizado no Lacte 20, evento promovido pela Alagev. Especialistas do setor destacaram como a análise de KPIs pode impactar diretamente a economia e a eficiência das empresas, além de aprimorar a experiência dos viajantes.

Luiz Teixeira (Tex), diretor executivo Comercial da LTN Brasil, ressaltou que a estrutura de um relatório deve ser clara e objetiva. “Na hierarquia da empresa, o mais importante é fazer o mais sucinto possível, em uma página só. Ali deve estar todo o resumo do que um executivo precisa. O difícil é saber o que colocar”, explicou. Segundo ele, os dados precisam ser apresentados de forma estratégica para fundamentar decisões e solucionar problemas.

Carol Gaete, diretora Comercial e Parcerias Globais da Voetur, apresentou resultados de uma pesquisa conduzida pela Alagev, que revelou que 95% dos participantes utilizam KPIs para embasar decisões. No entanto, 5% ainda não adotam nenhum tipo de indicador. “Quem está dentro desses 5% tem que sentar e pensar um pouquinho. Que recado você quer dar?”, questionou. Ela também destacou que 70% dos gestores de viagem preparam relatórios sozinhos, enquanto apenas 11% contam com apoio de uma TMC, o que seria o cenário ideal.

Outro dado preocupante apontado por Carol durante o Lacte 20 foi que 59% das empresas entrevistadas não adotam nenhuma prática de ESG em viagens, o que inclui a compensação de carbono. Segundo ela, essa é uma área que precisa ser mais explorada para alinhar a gestão de viagens a práticas sustentáveis.

Já Liliana Moreira, diretora Operacional e Industry Relations da TP Corporate, abordou a construção de relatórios eficientes, como o modelo One Pager. “Colocamos apenas informações que fazem sentido para o executivo. É importante seguir uma metodologia e entender a necessidade de cada empresa”, afirmou. Segundo ela, a chave para relatórios eficazes está na seleção dos dados mais relevantes e na forma como são apresentados.

Os especialistas reforçaram que a análise estratégica de dados não apenas otimiza os custos das viagens corporativas, mas também melhora a experiência dos colaboradores. Ao transformar indicadores em insights acionáveis, as empresas podem tomar decisões mais assertivas, garantindo mais eficiência e satisfação para os viajantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS