BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Turismo internacional em Natal cresce 16% e impulsiona novos projetos

Com investimento em eventos e inteligência artificial, Natal busca modernizar a gestão e atrair mais visitantes em 2025

São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, o turismo de Natal (RN) foi destaque com uma série de novidades apresentadas por Sanclair Solon, secretário municipal de Turismo de Natal. Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, Solon detalhou os projetos estruturantes que visam reposicionar a capital potiguar como um destino mais competitivo, seguro e conectado às tendências do setor.

Entre os destaques da apresentação está a revitalização da Praia de Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da cidade. “A praia ganhou uma nova faixa de areia. Estávamos com problema de erosão e avanço do mar. Agora, temos uma área adequada, 24 horas de praia por dia, tanto para o turista quanto para o cidadão. Não podemos esquecer que quem mora tem que ser acolhido, para que receba bem quem chega”, pontua o secretário.

Outro investimento relevante é o novo Complexo Turístico da Redinha, localizado na Zona Norte de Natal. O espaço, segundo Solon, foi projetado para valorizar o patrimônio local e fortalecer o turismo de base comunitária. “É um espaço lindo, frente pro mar, com deck de madeira e vários quiosques vendendo a gastronomia local. Temos a Ginga com Tapioca, que é patrimônio do Rio Grande do Norte. O pessoal que trabalha lá está há 30, 40 anos fazendo esse tipo de comida. É uma experiência autêntica e muito bem recebida pelo visitante”, afirma.

Crescimento e segurança

No primeiro trimestre de 2025, o turismo internacional em Natal registrou um crescimento estimado de 16%, enquanto o nacional teve alta de cerca de 8%. “O ano passado foi muito bom, e agora estamos mantendo esse ritmo. Natal cresceu bastante, e o Rio Grande do Norte também. Temos destinos espetaculares no entorno, como Pipa, São Miguel do Gostoso, Galinhos e Maracajaú. O turista que chega em Natal também acaba conhecendo essas regiões”, destaca Solon.

A segurança também foi apontada como um avanço significativo. “Hoje, Natal é a capital mais segura do Nordeste. O governo estadual fez um trabalho muito efetivo, e isso garante tranquilidade tanto para quem mora quanto para quem visita. Inclusive, recebemos reconhecimento do Ministério da Justiça nessa área”, reforça.

Incentivo ao investimento e novos hotéis

O cenário para novos empreendimentos hoteleiros também foi contemplado durante a participação de Natal na feira. Solon citou a reabertura do Costeira Palace, sob gestão do grupo Gaspar, com investimento superior a R$ 140 milhões.

Além disso, Solon também destacou a recente aprovação de uma nova legislação garante segurança jurídica para novos projetos na Via Costeira. “Antes não se podia construir, mas com essa nova lei, o investidor que iniciar as obras em até um ano terá a cessão contínua da área. Isso deve atrair mais empreendimentos para a região”, explica.

Outro ponto estrutural destacado foi a atualização do Plano Diretor da cidade, que não passava por mudanças há quase 15 anos. “Esse trabalho foi feito pela gestão municipal e traz garantias para os investidores. Já temos muitos empreendimentos sendo autorizados”, acrescenta.

Vale ressaltar também que o Porto de Natal pode multiplicar turismo de cruzeiros na capital potiguar com novas obras.

Fortalecimento do trade e ações promocionais

A gestão municipal vem reforçando a articulação com o trade turístico como um dos pilares de sua política pública. “Temos aliados estratégicos como a Abih, a Abav e os sindicatos. São pessoas que vivem o turismo mais do que os próprios agentes públicos. Estamos assinando um termo de fomento com a Abih, que está promovendo ações em 18 cidades. Além disso, eles vão produzir mídias para fortalecer o destino”, ressalta.

Também estão previstas ações voltadas à modernização da gestão, com a implantação de ferramentas de inteligência artificial. “Vamos trabalhar com georreferenciamento, checagem de guias registrados e acompanhamento de eventos. Tudo isso com apoio de IA. Queremos dar uma cara nova a Natal”, pontua Solon.

Eventos como motor de crescimento

Os eventos têm desempenhado papel central na estratégia da capital potiguar. Segundo o secretário, o carnaval deste ano levou mais de 500 mil pessoas às ruas e movimentou cerca de R$ 150 milhões. “O prefeito vem da área de eventos. Fizemos um carnaval organizado em 20 dias, sem grandes pretensões, e o resultado foi impressionante. Vamos fazer o mesmo com o São João, que será celebrado por toda a cidade”, antecipa.

A expectativa para 2025, segundo Solon, é extremamente positiva. “Acreditamos que este será um dos melhores anos para o turismo de Natal e do Rio Grande do Norte. Queremos criar novas oportunidades, investir de forma eficiente e continuar fortalecendo o destino”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS