O VisitPortugal acaba de lançar uma campanha internacional que propõe uma nova leitura da oferta turística do país, tendo os festivais de música como fio condutor. Intitulada Portugal Music Festivals Headliners, a ação posiciona o destino como um verdadeiro “palco” de experiências culturais, naturais e gastronômicas, voltadas ao público que busca eventos e vivências autênticas.
Com uma identidade visual inspirada no universo dos grandes festivais, a campanha atribui nomes de bandas fictícias aos principais atrativos do país. A natureza ganha o nome Waves of Solitude, o calor humano é traduzido por The Future Rainbows, a cultura aparece como The Art Attacks e a gastronomia portuguesa se apresenta sob o título Full Table Nation. Esses “headliners” formam um cartaz simbólico, pensado para promover Portugal como uma experiência completa – e não apenas como destino de viagem.
“A campanha Portugal Music Festivals Headliners faz parte da estratégia global de promoção de Portugal como um destino vibrante, sustentável e culturalmente diverso e vem reforçar o programa Portugal Events, destinado a estimular a realização de eventos em todo o território, enriquecendo a oferta turística nacional, dinamizando as economias locais e tornando o destino mais competitivo internacionalmente”, afirma Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.
Além de promover os festivais como eventos capazes de atrair tanto o turismo interno quanto o internacional, a iniciativa foca na valorização dos elementos que compõem o cotidiano português. O VisitPortugal destaca que esses festivais se espalham por todas as regiões do país e têm potencial para prolongar a estadia dos visitantes, ao incentivá-los a conhecer outros atrativos e regiões.
Com foco no público estrangeiro, a campanha será veiculada nos principais mercados emissores, utilizando mídias digitais, Connected TV e plataformas de áudio como o Spotify. Nesta última, os usuários poderão acessar uma playlist exclusiva chamada VisitPortugal, que promete transportar os ouvintes pelos “sons” dos atrativos do país. Testemunhos de músicos e artistas que vivem em Portugal também serão incorporados à narrativa da campanha, reforçando a autenticidade do projeto.