BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Caruaru antecipa São João e projeta R$ 750 milhões em receitas diretas

Com 1,4 mil atrações, cidade pernambucana impulsiona economia regional e se consolida como potência junina no Brasil

Com o tema “De fazenda à capital do São João”, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai receber 1,4 mil atrações distribuídas em 27 polos, com expectativa de atrair mais de 3,7 milhões de visitantes até 28 de junho. O impacto econômico projetado é de R$ 750 milhões, superando os R$ 688 milhões registrados em 2024 e consolidando a cidade como referência no calendário festivo e turístico do Brasil.

Em 2023, o Ministério do Turismo (MTur) estimou que as principais festas juninas do país – lideradas por Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) – somaram R$  1,1 bilhão em receitas e atraíram 5,7 milhões de pessoas para a região.

Em Caruaru, a movimentação beneficia diferentes setores. A rede hoteleira já opera com ocupação elevada, o comércio de produtos típicos — como milho, amendoim, leite e carne de bode — está aquecido, e há reflexos diretos na cadeia de turismo, alimentação, logística e entretenimento. Segundo Jaime Anselmo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, a antecipação do calendário é uma vantagem. “Com a temporada antecipada em mais de um mês, Caruaru ganha vantagem competitiva, pois os turistas vão se planejando com antecedência, assim como o trade turístico da cidade”, explica Jaime Anselmo.

Outro fator determinante é a descentralização das festividades, que começam com o “São João na Roça”, levando forró, bacamarteiros e apresentações culturais a 13 comunidades rurais. Em 2024, as vendas do varejo subiram 60% durante o ciclo junino, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico local. A prefeitura implantou câmeras com reconhecimento facial para ampliar a segurança, criou áreas de circulação mais amplas e instituiu um plano de resíduos que prevê a reciclagem de até 80 toneladas de materiais. “Será o maior, mais seguro e mais sustentável São João que Caruaru já viu”, afirma o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Nos bastidores, o São João de Caruaru virou vitrine para grandes marcas. A edição de 2025 deve ultrapassar R$ 40 milhões em patrocínios privados, com a presença confirmada da Aposta Ganha — patrocinadora master pelo quarto ano consecutivo — além de Solar Coca-Cola, Pitú, Perdigão, Deline, Maizena, Devassa e O Boticário. A Azul Linhas Aéreas, companhia aérea oficial da festa, criou o projeto “Azul pra colorir o São João”, com ativações em aeroportos e pacotes turísticos.

De acordo com levantamento do Sebrae, para cada R$ 1 gasto em hospedagem, outros R$ 1,80 são injetados em setores como alimentação, transporte e lazer. Em Caruaru, o número de postos de trabalho gerados diretamente pela festa pode chegar a 20 mil, com outros 60 mil empregos indiretos na cadeia produtiva local, o que reforça a relevância do evento não apenas como expressão cultural, mas como força econômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Fernando de Noronha ganha novos voos...

Com mais acessibilidade e reforço na malha aérea, arquipélago pernambucano fortalece vocação para o turismo consciente e de alto valor

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta...

Epicentro foi registrado próximo a Heraclio; região enfrenta abalos frequentes desde o início do ano

Portugal adota novo controle migratório com...

Mudança pode causar filas em aeroportos; novos sistemas integram plano europeu de modernização de fronteiras

Senado aprova projeto que garante livre...

Proposta altera o Estatuto da Cidade e proíbe privatização do acesso a áreas naturais de interesse turístico, como praias e cachoeiras

Epic Universe é inaugurado em Orlando...

Epic Universe traz hotel integrado, tecnologia imersiva e experiências exclusivas em gastronomia, shows e interatividade

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS