BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Caruaru antecipa São João e projeta R$ 750 milhões em receitas diretas

Com 1,4 mil atrações, cidade pernambucana impulsiona economia regional e se consolida como potência junina no Brasil

Com o tema “De fazenda à capital do São João”, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai receber 1,4 mil atrações distribuídas em 27 polos, com expectativa de atrair mais de 3,7 milhões de visitantes até 28 de junho. O impacto econômico projetado é de R$ 750 milhões, superando os R$ 688 milhões registrados em 2024 e consolidando a cidade como referência no calendário festivo e turístico do Brasil.

Em 2023, o Ministério do Turismo (MTur) estimou que as principais festas juninas do país – lideradas por Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) – somaram R$  1,1 bilhão em receitas e atraíram 5,7 milhões de pessoas para a região.

Em Caruaru, a movimentação beneficia diferentes setores. A rede hoteleira já opera com ocupação elevada, o comércio de produtos típicos — como milho, amendoim, leite e carne de bode — está aquecido, e há reflexos diretos na cadeia de turismo, alimentação, logística e entretenimento. Segundo Jaime Anselmo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, a antecipação do calendário é uma vantagem. “Com a temporada antecipada em mais de um mês, Caruaru ganha vantagem competitiva, pois os turistas vão se planejando com antecedência, assim como o trade turístico da cidade”, explica Jaime Anselmo.

Outro fator determinante é a descentralização das festividades, que começam com o “São João na Roça”, levando forró, bacamarteiros e apresentações culturais a 13 comunidades rurais. Em 2024, as vendas do varejo subiram 60% durante o ciclo junino, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico local. A prefeitura implantou câmeras com reconhecimento facial para ampliar a segurança, criou áreas de circulação mais amplas e instituiu um plano de resíduos que prevê a reciclagem de até 80 toneladas de materiais. “Será o maior, mais seguro e mais sustentável São João que Caruaru já viu”, afirma o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Nos bastidores, o São João de Caruaru virou vitrine para grandes marcas. A edição de 2025 deve ultrapassar R$ 40 milhões em patrocínios privados, com a presença confirmada da Aposta Ganha — patrocinadora master pelo quarto ano consecutivo — além de Solar Coca-Cola, Pitú, Perdigão, Deline, Maizena, Devassa e O Boticário. A Azul Linhas Aéreas, companhia aérea oficial da festa, criou o projeto “Azul pra colorir o São João”, com ativações em aeroportos e pacotes turísticos.

De acordo com levantamento do Sebrae, para cada R$ 1 gasto em hospedagem, outros R$ 1,80 são injetados em setores como alimentação, transporte e lazer. Em Caruaru, o número de postos de trabalho gerados diretamente pela festa pode chegar a 20 mil, com outros 60 mil empregos indiretos na cadeia produtiva local, o que reforça a relevância do evento não apenas como expressão cultural, mas como força econômica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS