Gramado (RS) – O painel “Conectando experiência e terroir: o potencial para o turismo sustentável”, realizado durante o Connection Terroirs do Brasil, reuniu personalidades do setor para discutir o papel do enoturismo no desenvolvimento regional e na valorização dos produtos com identidade territorial. Guilherme Paulus, fundador da CVC e proprietário do Castelo Saint Andrews, e Mariana Potter Vieira, diretora administrativa da Vinícola Guatambu, compartilharam suas experiências em iniciativas que aliam hospitalidade, vinhos e cultura local. A mediação foi feita por Any Brocker, fundadora da Brocker Turismo.
Guilherme Paulus destacou o potencial do vinho como elemento central de experiências turísticas sofisticadas, utilizando como exemplo a Terroir Wine Experience, realizada no Castelo Saint Andrews, em Gramado. O projeto envolve degustações harmonizadas, festivais temáticos e visitas a vinícolas com produção de Denominação de Origem, como Família Geisse e Malgarim. O hotel conta com uma adega com mais de 500 rótulos.

Para Paulus, iniciativas como essa vão além da hospedagem e ampliam o valor da jornada do viajante: “Viajar é ganhar conhecimentos. Viajar é algo que enriquece não só por ser um prazer para a alma e o espírito, mas também por refletir em grandes experiências”.
Já Mariana Potter apresentou os esforços da Vinícola Guatambu, situada na rota dos vinhos da Campanha Gaúcha, próxima à fronteira com o Uruguai. A vinícola alia a tradição estancieira à vitivinicultura de excelência, proporcionando atividades que vão da colheita ao engarrafamento. Experiências como a Vindima, o tour com degustações e o Dia Épico — evento mensal com almoço harmonizado — promovem uma vivência sensorial do Pampa.

A vinícola registrou crescimento do faturamento com o enoturismo. Em 2020, o faturamento respondeu por 15% e chegou a 22% em 2024, demonstrando a força do segmento como gerador de valor e conexão com o público.
Ambos os convidados ressaltaram que o enoturismo é uma importante ferramenta de sustentabilidade e desenvolvimento. Por meio da imersão cultural, da gastronomia e do contato direto com os produtores, o turista se envolve com a história e as tradições locais.
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