A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira (6) a conclusão oficial do processo de reestruturação financeira conduzido sob o Chapter 11 do Código de Falências dos Estados Unidos. Com o encerramento do processo no tribunal de Nova York, a companhia dá início a uma nova fase com estrutura de capital fortalecida, plano de crescimento e novas rotas no horizonte.
“Hoje somos significativamente mais fortes”, afirmou Celso Ferrer, CEO da Gol. “Racionalizamos nossa frota, otimizamos custos e ampliamos o foco operacional. A partir de agora, com liquidez robusta e um plano de cinco anos, vamos investir ainda mais na experiência do cliente e em novos mercados”, completou.
Durante o processo, a Gol captou US$ 1,9 bilhão em financiamento de saída e quitou integralmente seu financiamento DIP. O resultado é uma posição de caixa em torno de US$ 900 milhões, com alavancagem líquida projetada abaixo de 3x até o fim de 2027. A Abra Group Limited, holding com participação na Gol, Avianca e Wamos, passa a controlar cerca de 80% das ações da companhia.
Operações fortalecidas e fidelização em alta
A Gol destaca que manteve a liderança de pontualidade em 2024 e transportou 30 milhões de passageiros, operando em 65 destinos nacionais e 16 internacionais. A Smiles, programa de fidelidade da companhia, atingiu a marca de 24 milhões de clientes e registrou o maior faturamento de sua história: R$ 5,3 bilhões.
Na área logística, a Gollog superou pela primeira vez R$ 1 bilhão em faturamento anual, com crescimento de 32% em comparação a 2023. A empresa também avança na modernização da frota, com previsão de entrega de cinco aeronaves Boeing 737 MAX em 2025 e meta de ter toda a frota operacional até o primeiro trimestre de 2026.
Em reunião, o Conselho de Administração aprovou a capitalização de R$ 12 bilhões por meio da emissão de novas ações ordinárias e preferenciais. Com isso, os acionistas terão direito de preferência na subscrição dos papéis. A partir de 12 de junho, os códigos de negociação na B3 passam a ser GOLL53 (ações ordinárias) e GOLL54 (preferenciais), com novo lote padrão de 1.000 ações.
Os bônus de subscrição também serão ajustados: o código GOLL13 será convertido para GOLL80, mantendo as condições de exercício. O Comitê Independente Especial da companhia foi oficialmente extinto, após o cumprimento de suas funções.
Mudanças no Conselho
A Gol também anunciou alterações na composição do Conselho de Administração. Ricardo Constantino e Paul Stewart Aronzon apresentaram renúncia, sendo substituídos por Manuel José Irarrázaval Aldunate, enquanto Antonio Kandir assume a vice-presidência do colegiado.
“Concluímos uma etapa decisiva, mas continuamos olhando para o futuro com responsabilidade. Vamos seguir investindo com o mesmo compromisso que nos tornou referência em aviação eficiente e acessível na América Latina”, reforçou Ferrer.
A reestruturação da Gol contou com o apoio dos escritórios Milbank LLP e Lefosse Advogados, além das consultorias Seabury Securities, AlixPartners, BNP Paribas, Wachtell Lipton, Rothschild & Co, Pinheiro Guimarães e Slaughter & May, no Brasil e no exterior.