A Finlândia vem se consolidando como um destino estratégico para executivos brasileiros interessados em unir turismo de lazer, inovação e qualificação profissional. A Nordic Ways, DMC especializada em lazer e MICE na Escandinávia, estruturou um programa no país que oferece uma imersão completa no ecossistema local, combinando experiências turísticas com educação executiva e conteúdo aplicado.
A iniciativa é realizada em parceria com instituições finlandesas de destaque, como a Aalto University e a Hanken University, e conta com apoio institucional do Visit Espoo e do Helsinki Partners. A programação contempla palestras, workshops e visitas técnicas a centros de excelência, com certificação acadêmica e foco em inovação, ESG e sustentabilidade.
“O turismo educacional vem ganhando status de ferramenta estratégica para o desenvolvimento de lideranças e para a capacitação de profissionais em um contexto global cada vez mais competitivo. Quando promovido no destino certo e com os parceiros adequados, esse tipo de experiência oferece não apenas momentos de lazer, mas também vivências transformadoras, alinhadas às demandas contemporâneas das empresas por inovação, sustentabilidade e práticas alinhadas aos pilares de ESG”, afirma Roberta Perez, CEO da Nordic Ways.
Reconhecida por seus altos índices de qualidade de vida, felicidade e sustentabilidade, a Finlândia tem atraído atenção por seu ambiente inovador, que inclui aceleradoras, investidores-anjo e um dos primeiros roteiros de economia circular do mundo, lançado em 2016. “A bioeconomia é um destaque no país, que possui uma enorme fonte de recursos naturais, com suas florestas, humanos e tecnológicos. A sustentabilidade na economia é tão importante no país quanto as demais indústrias como de telecomunicações, de tecnologia para cloud e 5G”, conta Heidi Virta, Head of Latin America do Business Finland.
Para apresentar o projeto ao mercado brasileiro, a Nordic Ways promoveu em maio uma famtrip exclusiva em Helsinque com convidados estratégicos selecionados pela Mondo Travel Marketing, sua representante no Brasil. A viagem reuniu empresários e diretores de operadoras e agências especializadas em MICE, que participaram de visitas guiadas, experiências gastronômicas e encontros com parceiros como o Visit Espoo, o Helsinki Partners, a Strawberry e o Nordic Hotels & Resorts.
“A Finlândia é um polo de inovação e empreendedorismo fora do óbvio, pouco explorado pelos brasileiros, mas que tem muito a mostrar e ensinar ao mundo. Para mostrar isso, reunimos as melhores instituições finlandesas de educação e turismo para oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais valioso em termos de conhecimento em inovação”, destaca Roberta.