Em resposta ao crescimento da demanda por hospedagem corporativa no sul de Minas Gerais, a Atrio Hotel Management, a Accor e a Pollo Engenharia anunciaram um novo empreendimento conjunto em Varginha: o ibis Varginha, primeiro da marca na cidade. Avaliado em R$ 40 milhões, o projeto reforça a presença da Accor no estado, que passará a contar com 31 unidades hoteleiras em Minas Gerais, segundo maior mercado da rede no país.
Reconhecida como a segunda maior exportadora de café do Brasil e com forte vocação para o setor de serviços, Varginha se mostrou um polo estratégico para a expansão hoteleira. Um estudo de viabilidade indicou que 72% da demanda local é voltada para o turismo de negócios, justificando a implantação de um hotel de perfil econômico, porém com gestão profissionalizada e estrutura completa. “O estudo de viabilidade hoteleira mostrou que 72% da demanda é voltada para o segmento de negócios, o que reforça a oportunidade de consolidar uma operação profissional e eficiente na região”, afirma Ana Letícia Martins, sócia da Pollo Engenharia.
Com 125 apartamentos, o hotel será construído em um edifício de quatro andares, com térreo, restaurante, sala de conferências com capacidade para 150 pessoas e academia. Localizado em frente ao principal shopping da cidade, o empreendimento busca atender tanto o público corporativo quanto o de lazer. “Estamos muito felizes com mais esse projeto em parceria com a Pollo e não há dúvidas de que a cidade e o entorno serão muito beneficiados desde a fase de construção e até o início da operação do hotel”, comenta João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento da Atrio.
A Pollo Engenharia, responsável pelo desenvolvimento do projeto, destaca a sinergia com o modelo de atuação da Atrio. “A gente sabe que a Atrio é uma das principais empresas de gestão hoteleira do Brasil, focada em processos, atendimento e treinamento. E nós temos muita sinergia com esse modo de atuação”, afirma Carlos Martins, diretor da empresa.
Já para a Accor, o investimento em Varginha reforça a capilaridade da marca ibis e a importância estratégica de Minas Gerais. “Com a chegada do ibis Varginha, a Accor passa a contar com 31 hotéis em Minas Gerais, o segundo Estado com maior presença da rede no país, reforçando a importância estratégica da região para a expansão do grupo”, destaca Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.
O projeto está em fase de captação de investidores, com previsão de início das obras para o segundo semestre de 2026 e inauguração em 2028. O novo ibis deverá contribuir para fortalecer a infraestrutura de hospedagem em Varginha, consolidando a cidade como um hub regional para o turismo de negócios.