A Embratur realizou, nesta terça-feira (8), em Porto Alegre, a apresentação oficial do Plano Brasis ao Rio Grande do Sul. A iniciativa integra o novo reposicionamento da imagem do Brasil no exterior e tem como objetivo fortalecer a atuação internacional do turismo brasileiro a partir de diretrizes regionais. Em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, o evento reuniu empresários, representantes do trade e gestores públicos no Instituto Caldeira, marco da inovação no estado.
O Plano Brasis é o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país e contempla uma jornada que percorrerá as 27 unidades da federação. A proposta é que a promoção internacional do Brasil seja construída de forma colaborativa, com olhar atento às especificidades culturais, econômicas e turísticas de cada estado. No Rio Grande do Sul, os esforços miram a ampliação da chegada de turistas estrangeiros e a consolidação do turismo como vetor econômico.
Presente no evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a transversalidade do projeto. “A partir do momento em que o Plano Brasis foi lançado, deixou de ser um plano da Embratur para se tornar um plano do Brasil”, afirmou. Ele ainda pontuou que o plano traz ferramentas detalhadas para orientar ações estratégicas, como dados de conectividade aérea e prioridades de mercado.
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, complementou: “Ele é uma diretriz nacional, com ferramentas práticas para que estados como o Rio Grande do Sul tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado. Apresentamos quais países têm maior potencial de conversão, onde estão os turistas com interesse no tipo de experiência que o estado oferece”.
O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, reforçou a importância do alinhamento entre as esferas pública e privada. “Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esses Brasis. Queremos apresentar um Rio Grande do Sul com altíssimo valor turístico como nós temos”, destacou. Já Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae, apontou que o sucesso da estratégia depende da articulação entre União e estados: “É dessa forma que a gente vai alcançar os resultados e fazer um Brasil com posicionamento diferenciado”.
O lançamento do plano acontece em meio a um cenário otimista para o turismo nacional. Entre janeiro e junho de 2025, o Rio Grande do Sul recebeu 1.205.730 turistas internacionais — um crescimento de 94,7% em relação ao mesmo período de 2024. Em junho, o estado também registrou aumento de 103% na chegada de estrangeiros, consolidando-se como tendência entre os destinos brasileiros.
Os interessados podem acessar o Plano Brasis na íntegra neste link.