A Embratur segue fortalecendo a articulação institucional para posicionar o Brasil de forma estratégica no cenário do turismo internacional. Na quinta-feira (12), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, esteve no Itamaraty, em Brasília, onde apresentou a Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, o Plano Brasis — nova política de marketing internacional do país.
Durante a reunião, Freixo reforçou a relevância do trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores para consolidar o crescimento sustentável do setor. “A colaboração com o Itamaraty é primordial para o crescimento no número de turistas internacionais no Brasil”, afirmou.
O encontro também teve como pauta os esforços para estreitar o relacionamento do Brasil com mercados considerados estratégicos e impulsionar o fluxo de turistas estrangeiros nos próximos anos. Na ocasião, Freixo compartilhou dados positivos que demonstram o avanço do turismo receptivo em 2025: de janeiro a maio, o país recebeu 4,8 milhões de visitantes internacionais, o maior número da série histórica para esse período. O resultado representa um crescimento de 49,7% em comparação aos primeiros cinco meses de 2024.
“O Brasil está crescendo em todas as regiões [em número de turistas internacionais e entrada de dólares do turismo]. Nós elaboramos um novo plano de marketing internacional, o Plano Brasis, e agora estamos levando esse plano para cada uma das 27 unidades da federação. É um plano de país pensado para que esse crescimento extraordinário deixe de ser um momento que estamos vivendo e vire uma tendência”, explicou Freixo.
Além de Mauro Vieira, participaram da agenda Alex Giacomelli da Silva, embaixador e diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE; Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; e Paulo Lins, assessor de Relações Internacionais da Agência.
Elaborado em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis substitui o antigo Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos. A nova estratégia pretende ampliar a presença global do Brasil até 2027, promovendo não só os destinos, mas também o empreendedorismo, a sustentabilidade e a autoestima cultural.
A construção do plano contou com ampla participação do trade turístico nacional e internacional. Representantes estaduais, secretarias de turismo, Sebraes locais, empresários, trabalhadores do setor, pesquisadores e gestores públicos contribuíram com propostas e responderam a uma pesquisa disponibilizada em três idiomas, que somou 2.458 respostas.