BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Marcelo Freixo apresenta Plano Brasis a Mauro Vieira

Presidente da Embratur reforça importância do Itamaraty para ampliar o fluxo de estrangeiros e detalha nova estratégia de marketing do Brasil no exterior

A Embratur segue fortalecendo a articulação institucional para posicionar o Brasil de forma estratégica no cenário do turismo internacional. Na quinta-feira (12), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, esteve no Itamaraty, em Brasília, onde apresentou a Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores,  o Plano Brasis — nova política de marketing internacional do país.

Durante a reunião, Freixo reforçou a relevância do trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores para consolidar o crescimento sustentável do setor. “A colaboração com o Itamaraty é primordial para o crescimento no número de turistas internacionais no Brasil”, afirmou.

O encontro também teve como pauta os esforços para estreitar o relacionamento do Brasil com mercados considerados estratégicos e impulsionar o fluxo de turistas estrangeiros nos próximos anos. Na ocasião, Freixo compartilhou dados positivos que demonstram o avanço do turismo receptivo em 2025: de janeiro a maio, o país recebeu 4,8 milhões de visitantes internacionais, o maior número da série histórica para esse período. O resultado representa um crescimento de 49,7% em comparação aos primeiros cinco meses de 2024.

“O Brasil está crescendo em todas as regiões [em número de turistas internacionais e entrada de dólares do turismo]. Nós elaboramos um novo plano de marketing internacional, o Plano Brasis, e agora estamos levando esse plano para cada uma das 27 unidades da federação. É um plano de país pensado para que esse crescimento extraordinário deixe de ser um momento que estamos vivendo e vire uma tendência”, explicou Freixo.

Além de Mauro Vieira, participaram da agenda Alex Giacomelli da Silva, embaixador e diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE; Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; e Paulo Lins, assessor de Relações Internacionais da Agência.

Elaborado em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis substitui o antigo Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos. A nova estratégia pretende ampliar a presença global do Brasil até 2027, promovendo não só os destinos, mas também o empreendedorismo, a sustentabilidade e a autoestima cultural.

A construção do plano contou com ampla participação do trade turístico nacional e internacional. Representantes estaduais, secretarias de turismo, Sebraes locais, empresários, trabalhadores do setor, pesquisadores e gestores públicos contribuíram com propostas e responderam a uma pesquisa disponibilizada em três idiomas, que somou 2.458 respostas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS