O mercado de turismo espacial ganhou novo impulso com a aquisição da empresa americana Space Perspective por parte da europeia EOS-X Space, com sede em Madri. A transação, anunciada por meio do escritório de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo, marca um passo estratégico da EOS-X no segmento de experiências espaciais de alto padrão.
Embora os valores da negociação não tenham sido divulgados, o movimento reacende as expectativas em torno da exploração comercial da estratosfera. A Space Perspective enfrentava dificuldades financeiras desde o início de 2025, incluindo processos de despejo em diferentes locais da Flórida e da Califórnia, além da suspensão da comunicação com clientes que já haviam pago depósitos para futuras viagens.
A EOS-X Space, que também atua no desenvolvimento de balões de alta altitude para turismo suborbital, planeja manter parte da equipe original da Space Perspective, além de acelerar os planos de operação nos Estados Unidos. A nova empresa — cujo nome ainda será anunciado — manterá sede e liderança no país.
“Esta é uma oportunidade histórica para duas empresas que antes eram rivais agora colaborarem para tornar o turismo espacial tripulado uma realidade”, declarou Kemel Kharbachi, CEO da EOS-X Space, reforçando o tom otimista da nova fase.
O plano da nova Space Perspective inclui a operação de um espaçoporto no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e uma unidade de montagem na Califórnia. No entanto, a definição de onde a empresa funcionará no complexo espacial ainda está em negociação, já que a antiga companhia enfrenta um processo de despejo movido pela Space Florida.
“Queremos enfatizar que esta é uma operação completamente nova, sob uma administração diferente”, explicou Juan Miguel Olry de Labry y Lima, gerente de comunicações da Cremades & Calvo-Sotelo. Ele destacou que a nova empresa adquiriu os ativos, tecnologia e propriedade intelectual da antiga Space Perspective, mas não assumirá contratos anteriores nem dívidas pendentes.
Os depósitos feitos por clientes estão sendo administrados por um liquidante como parte do processo de falência. Segundo Olry de Labry y Lima, o modelo anterior de negócios — que previa o valor de US$ 125 mil por assento — está sendo reavaliado antes da reabertura oficial das vendas.
A EOS-X afirma que pretende “redefinir toda a jornada do cliente”, incluindo a proposta de valor e experiência a bordo. Com a retomada sob nova gestão, o turismo espacial pode finalmente sair do papel e alcançar uma nova geração de viajantes em busca de experiências além da atmosfera terrestre.