O Ministério do Turismo, Investimento e Aviação das Bahamas assinou uma Carta de Acordo com a SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.), marcando um salto revolucionário para o país no campo do turismo espacial. O acordo estabelece uma colaboração estratégica que posiciona as Bahamas como um destino global para testemunhar pousos de foguetes.

Pioneira na exploração espacial, a SpaceX está finalizando os projetos da missão em que um dos drones da empresa servirá como local de pouso do Falcon 9 a leste de Exumas, oferecendo um espetáculo que só pode ser visto nas Bahamas. Esta oportunidade única prepara o terreno para os turistas testemunharem eventos espaciais em navios de cruzeiro, resorts e vários pontos turísticos, consolidando a posição do destino caribenho como um protagonista na indústria emergente do turismo espacial.

A visibilidade exclusiva dos pousos de foguetes por drones de diversas ilhas das Bahamas distingue o país como o único do gênero no mundo. Os pousos contemplados não vão apenas apoiar a missão Starlink da SpaceX, mas também contribuirão para salvar vidas, melhorar as capacidades das equipes de emergência e garantir a conectividade em meio a desastres.

“Esta parceria marca uma nova era para as Bahamas. Estamos honrados em trabalhar com a SpaceX para permitir que seus foguetes Falcon 9 pousem com segurança por drones nas águas das Bahamas, ajudando a continuar seus esforços para a reutilização de foguetes”, afirma o vice-primeiro-ministro e ministro do Turismo, Investimento e Aviação do destino, Chester Cooper.

Para Cooper, a parceria abre caminho para o desenvolvimento do país caribenho. “Simultaneamente, através da Internet de alta velocidade a partir do espaço da Starlink, este acordo abre caminho para oportunidades sem precedentes para os cidadãos bahamenses, além de ser um meio para que o Governo das Bahamas utilize esta parceria para o crescimento econômico”, disse.

Em contra partida, a SpaceX se comprometeu a apoiar a criação de uma instalação espacial ou local de exposição, além de um traje espacial. Espera-se que esta exposição, a única fora dos Estados Unidos, atraia atenção e participação significativas tanto de cidadãos das Bahamas como de turistas internacionais.

Aisha Bowe, ex-cientista espacial da Nasa e fundadora e CEO do STEMBoard, desempenhou um papel importante nesta conquista. Em 2024, ela se tornará astronauta, o que a tornará a primeira bahamense no espaço. A sua jornada inspiradora, partilhada globalmente através de entrevistas, apresentações e um documentário, alinha-se com a visão das Bahamas para a inovação e a educação. Em colaboração com a SpaceX nos últimos quinze meses, a experiência de Bowe e as contribuições do STEMBoard foram fundamentais para delinear procedimentos para operações espaciais em território das Bahamas.

O Ministro do Turismo expressou o compromisso do Governo em ampliar o impacto para além do turismo. “As Bahamas estão preparadas para assumir seu novo papel na indústria espacial global, marcando um momento crucial na história do país. Esperamos um futuro em que as Bahamas se posicionem orgulhosamente como pioneiras do turismo espacial e da tecnologia, em linha com o nosso Plano para Mudança e nossa iniciativa Innovate242”, finaliza Cooper.