Na última quarta-feira (27), o Aeroporto de Salvador recebeu três voos fretados de Portugal com quase 700 passageiros de Lisboa e Porto. Duas operações foram feitas pela Hi Fly e uma pela Sata. Os turistas portugueses que escolheram a Bahia para passar o Réveillon, tiveram receptivo da Secretaria de Turismo do Estado, além de baianas típicas e fitinhas do Senhor do Bonfim.

“A chegada de voos fretados demonstra a força do turismo da Bahia, que neste verão vai atrair 6,5 milhões de visitantes brasileiros e estrangeiros. Além do apoio para que sejam realizados os charters, atuamos continuamente na prospecção de voos regionais, nacionais e internacionais para o nosso estado”, revelou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.

Os visitantes seguiram para os hotéis na Costa dos Coqueiros, onde passarão o Réveillon. Posteriormente, os grupos conhecerão pontos turísticos da capital baiana. “Estou pela primeira vez na Bahia e bastante ansioso para conhecer as pessoas, o Pelourinho e a Baía de Todos-os-Santos, além de experimentar os pratos maravilhosos da culinária local”, relatou o administrador de empresas Manuel Anes, que chegou no primeiro voo.

Pedro Silva, consultor de Vendas, revelou que todos os anos volta ao estado para aproveitar o clima e frequentar as praias. “Dessa vez ficaremos por uma semana em Salvador e na Praia do Forte. Adoro também a arquitetura das igrejas, que lembra bastante Portugal”, comparou.

Victor Ferreira, desenhista de Projetos, desembarcou no voo da Sata e destacou alguns pontos que estão na lista de interesse em visitar. “Pretendo conhecer bem a cidade e visitar lugares fundamentais, como o Farol da Barra, e pegar uma praia”, afirma.

Os voos charters são fretados pela empresa Business Travel Agency (BTA), a fim de suprir o excedente de passageiros dos voos regulares de Portugal para a Bahia na alta temporada, ação esta que tem apoio do Governo do Estado. Atualmente, a Tap mantém sete frequências regulares semanais entre Lisboa e Salvador. A Air Europa, por sua vez, faz três ligações semanais entre Madri, na Espanha, e Salvador até o fim de janeiro.

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Bahia será o segundo estado com maior incremento na chegada de turistas estrangeiros em janeiro de 2024. A previsão de que haja o incremento de quase 25%, com destaque para os argentinos, norte-americanos, portugueses e italianos.