BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

União Europeia confirma lançamento do sistema de Entrada/Saída para outubro

Novo sistema digital de controle de fronteiras começa a ser implementado em 12 de outubro e trará mudanças para viajantes de fora do bloco

A União Europeia anunciou a data de estreia do tão aguardado e adiado Sistema de Entrada/Saída (Entry/Exit System – EES). A partir de 12 de outubro de 2025, viajantes não europeus deverão se adaptar a novas exigências para cruzar as fronteiras externas do bloco, como escaneamento de passaportes e coleta de dados biométricos. A implantação será feita gradualmente pelos países-membros da UE ao longo de seis meses.

De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo do EES é reforçar a segurança nas fronteiras, identificar viajantes que ultrapassem o limite de permanência permitido no Espaço Schengen (90 dias em um período de 180 dias) e modernizar os processos de checagem de entrada e saída. “O lançamento nos aproxima de tornar a União Europeia o destino de viagem mais avançado do mundo”, afirmou Henna Virkkunen, vice-presidente executiva para Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.

O novo sistema exigirá que cidadãos de países terceiros — como Reino Unido, Estados Unidos e Brasil — utilizem totens de autoatendimento nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres para escanear seus documentos de viagem e registrar dados pessoais, como nome, fotos e impressões digitais. Os dados serão armazenados por três anos e, após o registro inicial, o viajante precisará apenas de uma nova foto ou digital para cruzar as fronteiras novamente. Cidadãos da UE, residentes legais ou portadores de vistos de longa duração não serão afetados.

Preocupações quanto a possíveis atrasos nas fronteiras motivaram ações preventivas por parte de operadores de transporte, como a Eurostar, que já está dobrando o número de cabines de controle manual e reposicionando quiosques de registro na estação St. Pancras, em Londres. A empresa também permitirá embarque 30 minutos antes da partida para evitar congestionamentos.

A Comissão Europeia anunciou ainda campanhas de informação nos principais pontos de fronteira para orientar os passageiros sobre o novo sistema. Após o EES, o próximo passo será o lançamento do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), previsto para o fim de 2026, mas com obrigatoriedade apenas a partir de 2027.

Esse sistema exigirá que viajantes isentos de visto preencham um formulário online, respondam a perguntas de segurança e paguem uma taxa de €20. A autorização, vinculada ao passaporte, será válida por três anos. Estarão isentos da taxa menores de 18 anos e maiores de 70, embora também precisem obter a autorização.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Presidente da Cop30 alerta sobre pressão...

André Corrêa do Lago confirma que diárias até 15 vezes mais caras geram mal-estar e pedidos formais para transferir a Cop30

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS