No mês de julho, a MSC Cruzeiros lançou um pacote completo de cruzeiro para o Golfo Arábico com embarques em Doha, no Catar, resultado de uma parceria com a Qatar Airways. A novidade, voltada ao mercado brasileiro, combina aéreo partindo de São Paulo (SP), hospedagem de alto padrão pré-cruzeiro, transfers e um itinerário de sete noites a bordo do navio MSC Euribia, com saídas entre novembro de 2025 e março de 2026.
O anúncio oficial foi realizado durante um almoço no restaurante Arturito, na capital paulista, com presença de executivos das duas companhias e agentes de viagens parceiros. “A parceria entre a MSC Cruzeiros e a Qatar Airways é global, e essa nova oferta para o Golfo Arábico amplia a prateleira do agente com um produto diferente, com tempo de permanência maior em Doha e pernoite em Dubai”, declara Ignacio Palacios, diretor de Vendas e Revenue da MSC Cruzeiros, em entrevista ao Brasilturis.
A solução, que já estava disponível nos sistemas da armadora, ganha agora reforço na comunicação com o trade por meio de eventos presenciais e ações de promoção. “Embora o produto já estivesse na prateleira, nosso time de vendas vinha fazendo esse trabalho diretamente com as agências. Este evento marca o início de uma campanha mais ampla e permanente para destacar o pacote ao consumidor final”, acrescenta.
Segundo Eduardo Simões, diretor de Marketing da MSC Cruzeiros, o produto tem atraído alta demanda. “É um destino ainda desconhecido por muitos brasileiros, mas o formato completo com aéreo, hotel, transfer e cruzeiro é algo que traz segurança e praticidade para o cliente”. Elizangela Silva, supervisora de Vendas da companhia, acrescenta ainda que “já temos até saídas esgotadas, mas outras ainda estão disponíveis. É um produto muito procurado pelo que entrega”, contou a executiva, durante apresentação do produto.
Simões lembra ainda que o Brasil é um dos mercados mais relevantes para o produto no Oriente Médio, o que se deve muito ao trabalho dos agentes de viagens. “O cruzeiro é um produto complexo. É por isso que o agente atua como consultor e tem papel essencial para desmistificar o destino, explicar as cabines, excursões e pacotes, construindo todos os passos na jornada do cliente. É por isso que a maior parte das vendas da MSC continua sendo via agências”, ressalta.
“É uma grande oportunidade para nós, bem como para os agentes de viagens parceiros. O momento é estratégico, com o início do ciclo de vendas para o verão brasileiro, quando cresce a procura por férias, Natal e Réveillon. Queremos que o agente esteja capacitado para essa demanda”, completa Simões, destacando que a ação na capital paulista foi só a primeira dedicada ao lançamento do pacote, cuja promoção seguirá em destaque nos roadshows e outros eventos da companhia.
Aéreo, hotel, transfer e cruzeiro
O pacote completo para o Golfo Arábico inclui passagens aéreas de ida e volta para Doha com a Qatar Airways a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP), duas diárias no hotel cinco estrelas em Doha com café da manhã, transfers entre aeroporto, hotel e porto, e o cruzeiro de sete dias a bordo do MSC Euribia. O embarque é realizado sempre aos domingos, em Doha, com paradas em Abu Dhabi, Dubai e Ilha Sir Bani Yas, nos Emirados Árabes Unidos, além do Bahrein.
A hospedagem pré-cruzeiro ocorre no Souq Waqif Boutique Hotels by Tivoli, localizado em uma área histórica de Doha que já foi um centro de comércio beduíno e hoje reúne um grande leque de cafés, lojas de ouro, tapeçarias e produtos típicos. Segundo Elizangela, o destino combina autenticidade cultural com conforto e acessibilidade. “É o novo e o antigo juntos. Gastronomia local, tradições, arquitetura moderna e um ambiente seguro e acolhedor. Há uma ideia de que dois dias em Doha seriam pouco, mas a experiência é transformadora e ajuda a desmistificar nossa visão sobre países árabes”, afirma.
A experiência em terra pode ser ampliada com excursões organizadas pela armadora, disponíveis tanto no pré-cruzeiro quanto durante a viagem. Entre as opções, estão o city tour “O melhor de Doha”, com visitas aos principais pontos culturais e gastronômicos da capital do Catar; passeios em Dubai, como passeio em veículos 4×4 e jantar nas dunas; e visitas guiadas à Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi. Também há suporte da MSC para obtenção do visto necessário para o desembarque no Bahrein, emitido a bordo ao custo aproximado de 45 euros.
Estrutura e personalização a bordo
Já a bordo do MSC Euribia, o hóspede encontra uma estrutura de grande porte, com capacidade para mais de 6,3 mil passageiros. Movido a gás natural liquefeito (GNL), o navio é da mesma classe do MSC Grandiosa, que operou no Brasil em temporadas recentes, e conta com design temático, entretenimento diversificado e 10 restaurantes, sendo seis de temáticos, além de 21 bares, lojas, teatro e áreas exclusivas.
Entre os diferenciais está o Yacht Club, área premium com 107 cabines que oferece serviços privativos como mordomo, restaurante, lounge e piscina próprios, além de embarque prioritário, pacote de bebidas e internet inclusos. Segundo Rafael Grosso, gerente de Vendas da MSC, mais da metade dos hóspedes do Yacht Club retornam para novas viagens com a mesma categoria. “A experiência gera fidelização. É um cliente que passa a buscar sempre esse tipo de serviço, e isso se reflete também no aumento do ticket médio para os agentes”, explica.
Para os cruzeiristas que desejarem personalizar a viagem, é possível adquirir serviços adicionais até sete dias antes do embarque, como pacotes de bebidas, internet, excursões, restaurantes temáticos e até fotografias a bordo. Os executivos da MSC recomendam que os agentes façam o acompanhamento pós-venda para estimular essas vendas complementares e garantir uma experiência mais completa ao viajante.
O pacote também contempla benefícios do MSC Voyagers Club, programa de fidelidade da companhia, que oferece descontos progressivos por categoria sem impactar na comissão e vantagens como status match para clientes de outras empresas do setor. O seguro viagem, realizado em parceria com a Europ Assistance, cobre inclusive a comissão do agente em caso de cancelamento, o que reforça o apelo do pacote junto ao canal de distribuição.
Experiência aérea
Atualmente, a Qatar Airways opera 18 voos semanais partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP) com destino a Doha. De lá, a empresa conecta passageiros a mais de 170 destinos pelo mundo. Segundo Anna Homem, gerente de Contas Corporativo da companhia aérea no Brasil, a escolha por Doha como ponto de partida do cruzeiro é favorecida também pela infraestrutura da cidade e do aeroporto internacional Hamad, eleito diversas vezes como o melhor do Oriente Médio e entre os melhores do mundo.
“O aeroporto foi pensado para criar uma experiência sensorial desde a chegada, com um jardim tropical de mais de dez mil metros quadrados no coração do terminal e mais de 27 lounges para diferentes perfis de passageiros. Além disso, o acesso à cidade é rápido e organizado: o hotel onde os hóspedes da MSC ficam hospedados está a cerca de 15 quilômetros do aeroporto”, explica.
Anna também destacou a qualidade do terminal de cruzeiros em Doha, inaugurado em 2022. “Trata-se de uma estrutura exclusiva para embarque marítimo de passageiros, diferente dos terminais de carga. Ele foi construído próximo ao centro histórico, ao lado de pontos como o Museu de Arte Islâmica e a orla Corniche, o que proporciona fácil acesso às principais atrações da cidade”, complementa.
Do ponto de vista da experiência aérea, o produto da Qatar foi adaptado para oferecer conforto mesmo aos passageiros que optam pela classe econômica, com um dos maiores espaços da categoria. Já a classe executiva da companhia está disponível para upgrades personalizados dentro do pacote, o que amplia o leque de opções ao perfil premium.
“Nosso papel nessa parceria é garantir que o hóspede chegue bem a Doha e tenha uma experiência fluida até o embarque no cruzeiro. A excelência no atendimento, aliada ao diferencial cultural e comercial de Doha – como os setores especializados do souq para ouro, tapeçarias e gastronomia – cria uma jornada muito rica. É um destino ainda pouco explorado, mas pronto para receber o brasileiro com autenticidade”, finaliza Anna.