Com a proximidade do Dia da Consciência Negra, aumenta o interesse por viagens que valorizam a cultura afro-brasileira. Dados da Civitatis, plataforma de reservas de passeios turísticos, indicam que as buscas por destinos e atividades afrocentradas cresceram 30% entre 2024 e 2025. No Rio de Janeiro, o Free Tour da Herança Africana registrou alta de 48% no período.
“Roteiros que valorizam a memória e a cultura brasileira têm grande potencial turístico e econômico”, afirma Alexandre Oliveira, gerente regional da Civitatis Brasil. “Estamos atentos ao desenvolvimento do turismo local e imersivo, destacando atividades criativas e diferenciadas. Seja nas capitais ou no interior, nosso objetivo é que esse crescimento seja inclusivo e sustentável”, declara.
A seguir, as sete experiências listadas pela Civitatis para quem deseja conhecer a herança africana no Brasil:
Free Tour da Herança Africana – Rio de Janeiro (RJ)
O roteiro percorre pontos centrais da Pequena África, como a Praça Mauá, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal e o Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Com duração aproximada de duas horas e meia, o tour aborda temas como resistência, religiosidade, arte e música, conduzido por especialistas em cultura afro-brasileira.
Excursão ao Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga, União dos Palmares (AL)
A visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares inclui traslado a partir de Maceió, percurso guiado pela Serra da Barriga e contextualização histórica do território que abrigou o maior quilombo das Américas. O programa contempla ainda almoço no restaurante Baobá, que utiliza ingredientes e práticas culinárias afro-indígenas.
Tour do Candomblé e Museu Afro-Brasileiro – Salvador (BA)
A atividade apresenta fundamentos, simbologia e história do candomblé e inclui visita ao Museu Afro-Brasileiro, que reúne esculturas, objetos rituais e peças relacionadas às diferentes nações africanas e à sua influência na formação cultural do país.
Tour da Cultura Africana por Salvador com almoço – Salvador (BA)
O percurso inclui paradas no Rio Vermelho, no altar dedicado a Iemanjá, no Dique do Tororó, na Feira de São Joaquim e em um terreiro de candomblé. O roteiro oferece também almoço típico, ampliando a imersão nos elementos culturais afro-baianos.
Excursão ao Quilombo Kaonge – Recôncavo Baiano (BA)
A visita passa por Santo Amaro da Purificação e sua feira tradicional, seguida de imersão no Quilombo Kaonge. Os viajantes acompanham relatos de um griô, participam de atividades culturais preservadas pela comunidade e fazem uma oficina culinária na Casa da Farinha, além de almoço típico quilombola.
Aula de Capoeira – Salvador (BA)
Reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, a capoeira é apresentada em aula ministrada no Largo do Pelourinho por mestres locais. Os participantes aprendem movimentos básicos, conhecem instrumentos tradicionais e vivenciam uma roda de capoeira com alunos da escola.
Rafting na Chapada dos Veadeiros com visita à comunidade Kalunga da Diadema – Cavalcante (GO)
Além da atividade de rafting, o passeio inclui visita à comunidade quilombola Kalunga da Diadema, parte de um dos maiores territórios quilombolas do Brasil. O roteiro apresenta modos de vida locais, culinária tradicional e relatos sobre a trajetória histórica da comunidade. O programa inclui almoço preparado por moradores.



