As Cataratas do Iguaçu alcançaram, em 2025, o maior volume de visitantes já registrado no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), ao ultrapassar a marca de 2,02 milhões de visitas.
O Parque Nacional do Iguaçu atingiu, nesta segunda-feira (29), o maior número de visitantes de sua história no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Mesmo com dois dias ainda restantes para o encerramento de 2025, a unidade de conservação já superou os resultados de 2019, até então o melhor ano em volume de visitação.
Segundo a concessionária Urbia+Cataratas, responsável pela gestão da visitação turística, o parque contabilizou 2,02 milhões de visitas desde 1.º de janeiro. O recorde foi registrado no momento da passagem da turista Evelyne Crivelari Seabra, de Curitiba (PR), pelas cancelas do Centro de Visitantes.
Para marcar o registro histórico, a concessionária organizou uma recepção no local, com música ao vivo. A visitante esteve no parque acompanhada da família e comentou a experiência. “Já tínhamos programado vir pra ver as Cataratas com volume cheio e trazer a família pra conhecer”, contou. “Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência que todo brasileiro tem que ter, é indescritível estar aqui, ver tudo isso de perto, porque pelas telas não temos ideia da grandiosidade”, conta.
A família recebeu da concessionária uma experiência no parque, que incluiu passeios, almoço e produtos oficiais. Também participaram ações promovidas por operadores parceiros, como passeio de barco e sobrevoo de helicóptero pelas quedas d’água.
Perfil dos visitantes em 2025
Assim como em anos anteriores, os turistas brasileiros lideraram a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu em 2025, respondendo por 55% do total de ingressos vendidos. O ranking dos dez principais países emissores de visitantes ficou assim:
Brasil: 1,11 milhão
Argentina: 391 mil
Paraguai: 68,1 mil
Estados Unidos: 62 mil
Alemanha: 37 mil
França: 31,5 mil
Espanha: 29,4 mil
China: 21,1 mil
Peru: 19,3 mil
Chile: 18,5 mil
Operação em alta temporada
Durante a alta temporada, que segue até 31 de janeiro de 2026, o Parque Nacional do Iguaçu opera com horário ampliado. O lado brasileiro das Cataratas abre diariamente às 8h para visitas turísticas convencionais.
O último horário de acesso permanece às 16h, com transporte de retorno ao Centro de Visitantes disponível até as 17h30. Os ingressos devem ser adquiridos com data e horário agendados no site oficial do atrativo. Moradores de Foz do Iguaçu e região contam com descontos por meio do Passe Comunidade.

