No Dia do Consumidor, a ClickBus fez um levantamento onde apontou que em 2022 foram transportadas 49% de passageiros a mais do que em 2021. Ao todo, foram mais de 29.104.050 horas viajadas por usuários da plataforma. Em média, a empresa vendeu passagens suficientes para percorrer mais de quatro bilhões de quilômetros – o que daria para percorrer mais de dez mil vezes a distância da Terra à Lua ou dar a volta ao Brasil 960 mil vezes.
Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, a pandemia fez com que o brasileiro redescobrisse o modal rodoviário e voltasse a considerar o ônibus para suas viagens. “Com a retomada das viagens, tivemos um cenário de demanda reprimida e também as pessoas em buscas de viagens mais curtas e mais próximas. Viagens que às vezes eram deixadas em segundo plano em detrimento de destinos internacionais, agora estão sendo priorizadas pelos viajantes que estão também redescobrindo o interior do Brasil”, contou.
Segundo dados da empresa, em 2022 40% das passagens comercializadas tiveram como destino cidades do interior do Brasil. Durante o mesmo ano, os consumidores tiveram alguns destinos preferidos, os principais deles estão na região Sudeste do país, onde também há a maior concentração da malha rodoviária do Brasil. São Paulo é o estado que lidera o ranking com 38 cidades, seguido pelo Rio de Janeiro com 14 cidades e Minas Gerais com 11 municípios listados.
- São Paulo
- Rio De Janeiro
- Campinas
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Salvador
- Fortaleza
- Florianópolis
- Santos
- Ribeirão Preto
Além disso, as pessoas que viajaram de ônibus tiveram preferência por embarcar nas sextas-feiras, que representaram 21% dos embarques, seguidos pelos domingos, com 19% e aos sábados e às segundas-feiras que estão empatadas no terceiro lugar, correspondendo a 14% dos embarques em 2022.
Se tratando de modelo de viagem, a empresa apurou que 58% das passagens adquiridas naquele ano foram para assentos tipo convencionais, 26% executivos e 16% das pessoas que viajaram optaram por poltronas semi-leito.
Leia também: Preço e comodidade levam brasileiros a viajar mais de ônibus, aponta pesquisa
Agenda