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Casos graves de passageiros indisciplinados em voos crescem 55% em 2025

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De janeiro a julho deste ano, a Abear identificou 210 casos graves, que envolvem agressão física e até falsa ameaça de bomba. Crédito: DC Studio/freepik
De janeiro a julho deste ano, a Abear identificou 210 casos graves, que envolvem agressão física e até falsa ameaça de bomba. Crédito: DC Studio/freepik

O Brasil registrou um aumento expressivo no número de incidentes envolvendo passageiros indisciplinados em aeroportos e aeronaves. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), de janeiro a julho de 2025 ocorreram 210 casos graves, classificados como categoria 3, que incluem agressões físicas, ameaças à tripulação, tentativas de acesso à cabine de comando e até falsas ameaças de bomba. O total representa um avanço de 55% em relação a 2024, quando foram registrados 135 episódios.

No total, o país contabilizou 979 passageiros indisciplinados nos primeiros sete meses do ano, quase o dobro dos 523 casos registrados em igual período de 2024. O crescimento mantém a tendência observada no ano passado, quando já havia sido apurado aumento de 22% em comparação a 2023. A média atual é de quase três ocorrências por dia.

“Notamos um aumento significativo do número de casos de passageiros indisciplinados no Brasil, que acabam acarretando atrasos e cancelamentos de voos, além de colocar em risco a segurança de todos os passageiros e da tripulação”, afirma Raul de Souza, diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear.

Lista de restrição em debate

Diante da escalada dos incidentes, a Abear defende a implementação de uma no flight list, mecanismo já adotado nos Estados Unidos e na Europa, que impede que passageiros reincidentes viajem por determinado período. “Essa medida já é adotada com sucesso fora do Brasil e só depende da publicação de uma normativa que está na procuradoria da Anac”, complementa Souza.

Entre os episódios mais graves deste ano, destacam-se a tentativa de agressão ao ministro Flávio Dino em voo entre São Luís e Brasília, em 1º de setembro; a briga entre passageiros em Recife após cancelamentos para Fernando de Noronha, em junho; e a agressão a uma funcionária de companhia aérea no Aeroporto de Guarulhos, em julho. Em agosto, uma aeronave precisou pousar em Brasília após uma falsa ameaça de bomba, mobilizando a Polícia Federal.

Impactos para o setor

As ocorrências não apenas colocam em risco a segurança operacional, mas também impactam a imagem do transporte aéreo brasileiro e geram custos adicionais para companhias e autoridades aeroportuárias.

O debate sobre endurecimento das regras ganha força em meio à proximidade da alta temporada de fim de ano, quando historicamente os números de passageiros transportados sobem.

TJPE autoriza condomínios a restringirem Airbnb

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Airbnb
Amadeu Mendonça, advogado especialista em negócios imobiliários, destrincha debate internacional e medida do tribunal. Crédito: Gerinaldo Neto/Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu que condomínios residenciais podem restringir a locação de imóveis para hospedagens de curta temporada, como as realizadas pela plataforma Airbnb, desde que a convenção condominial estabeleça uso exclusivamente residencial. A decisão foi proferida em 6 de agosto, em um processo envolvendo um condomínio no Recife. Em caso de descumprimento, a multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 mil.

Segundo o advogado Amadeu Mendonça, especialista em negócios imobiliários, a prática de aluguel por curta temporada vem gerando controvérsias. “Hoje, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que é possível fazer Airbnb, desde que isso esteja previsto na convenção condominial. Caso contrário, a prática não pode ser feita”, afirma. Ele destaca que muitos moradores alegam preocupações com segurança e circulação de pessoas desconhecidas, enquanto investidores defendem a viabilidade do modelo.

Mendonça explica que em imóveis voltados ao turismo ou de segunda residência, como em regiões de praia ou cidades do interior, é mais comum que as convenções condominiais permitam esse tipo de locação. “A grande crítica que se faz ao Airbnb é que essa é uma locação de curtíssima duração, que dura dois ou três dias, por exemplo”, acrescenta.

O especialista aponta que a decisão segue uma tendência internacional. “Embora tenha sido recente, essa decisão do TJPE não é inovadora, ela segue a mesma linha que está no STJ e vem consolidando o entendimento de que a convenção do condomínio seja responsável por aprovar ou não essa prática”, explica.

Ele lembra que restrições semelhantes já são aplicadas em países da Europa, como Portugal e Espanha, além de algumas regiões dos Estados Unidos. “Temos observado que em outros países o caminho tem sido pela restrição do Airbnb, seja pela questão da segurança aos moradores, ou também pelo aumento na especulação imobiliária”, declara.

De acordo com Mendonça, em cidades portuguesas e espanholas, especialmente nas capitais, há falta de imóveis para moradores locais, o que contribui para a alta dos preços. “Isso acontece porque houve um grande ingresso de capital de investidores que compraram esses imóveis, não para morar, mas com o objetivo de fazer essa modalidade de locação. Isso fez com que aumentasse o valor dos imóveis e tornando o valor inviável para a população local”, afirma.

No Brasil, a discussão ainda se concentra nas convenções condominiais. “Aqui, a discussão não é nessa seara, mas no sentido de trazer para a convenção de condomínio a possibilidade dos moradores decidirem ou não aderir à restrição”, conclui Mendonça.

A decisão do TJPE ocorre em paralelo ao debate legislativo nacional. Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei 4/2025, que propõe alterar o Código Civil para restringir o aluguel por temporada às situações em que houver autorização expressa nas convenções condominiais. Atualmente, esse tipo de locação é regulado pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991).

Turismo cívico teve destaque no 7 de Setembro em Brasília

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Desfile de 7 de Setembro: ação do Ministério do Turismo em Brasília (DF) incentiva busca por atrativos cívicos
Desfile de 7 de Setembro em Brasília (DF) contou com ação governamental para incentivar o turismo cívico. Crédito: Roberto Castro e Alessandra Serrão/MTur

O tradicional Desfile de 7 de Setembro, realizado neste domingo em Brasília (DF), ganhou novo significado com uma ação conjunta do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A iniciativa levou 80 alunos da rede pública do DF e de Goiás para acompanhar de perto as comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo, Celso Sabino.

A atividade integra o programa Conheça o Brasil: Cívico, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Executivo local, que busca incentivar estudantes, professores e pesquisadores a explorarem a capital federal como destino de aprendizado histórico e cultural. A estratégia visa também aumentar o fluxo de visitantes em períodos de menor movimentação turística.

Durante o desfile, o ministro Celso Sabino ressaltou a importância do turismo cívico para a formação cidadã e para a economia. “O turismo cívico contribui não apenas para educar nossas crianças sobre o passado e o presente do Brasil, mas também para incrementar fortemente a movimentação de visitantes em vários destinos nacionais, levando emprego, renda e prosperidade a brasileiros que atuam nos diversos segmentos do turismo”, destacou.

As crianças participantes eram da Escola Classe 14 de Planaltina (DF) e do Instituto Cuidar, Formar e Zelar (CFZ). Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, proporcionar essa vivência fortalece laços com a identidade nacional. “Trazer crianças para vivenciar o desfile é uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e amor ao país. Por meio do projeto Conheça o Brasil: Cívico, elas têm a oportunidade de aprender, na prática, sobre a história, a cultura e os valores cívicos que nos unem como nação”, afirmou.

O evento, com o lema “Brasil Soberano”, reuniu cerca de 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativas do governo federal. A celebração durou aproximadamente duas horas e foi estruturada em três eixos temáticos — Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro — além da tradicional apresentação das Forças Armadas.

A emoção das crianças foi evidente. “É a primeira vez que estou vindo no 7 de Setembro e estou muito emocionada porque tem muitas coisas legais para descobrir”, disse a estudante Paloma Alves. Já Yasmin Rocha contou que viu atrações inéditas para ela: “Eu vi coisas que eu não conhecia e que agora conheci e amei muito”.

Nilton Veiga, presidente do Instituto Cuidar, Formar e Zelar, reforçou a relevância da experiência. “Isso aqui é fantástico porque a gente entende que nem todo mundo conhece a nossa capital, a capital de todos. A importância é muito grande, exatamente para entender que existe a capital e que o turismo nela é muito importante”, declarou.

O Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do DF trabalham agora na criação do “Setembro Cívico” como produto turístico permanente de Brasília, envolvendo gestão, promoção e apoio à comercialização. A iniciativa se conecta ao movimento Conheça o Brasil, que busca ampliar o turismo doméstico, estimular novos negócios no setor e reforçar a mobilidade entre destinos nacionais.

Tap passa a oferecer conexão Bluetooth em voos de longo curso

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Com a novidade, os passageiros da classe econômica podem aproveitar seus próprios fones sem fio. Crédito: Divulgação/Tap Air Portugal
Com a novidade, os passageiros da classe econômica podem aproveitar seus próprios fones sem fio. Crédito: Divulgação/Tap Air Portugal

A Tap Air Portugal implementou uma novidade em sua frota de longo curso: a possibilidade de conectar fones de ouvido pessoais via Bluetooth diretamente ao sistema de entretenimento a bordo. A atualização de software já está disponível em 19 aeronaves Airbus 330neo e 13 Airbus 321neoLR, modelos de última geração que operam rotas intercontinentais da companhia.

Com a novidade, os passageiros da classe econômica podem aproveitar seus próprios fones sem fio, garantindo maior conforto e qualidade sonora superior à dos fones descartáveis fornecidos a bordo. Além disso, a medida reduz o consumo de plásticos e materiais eletrônicos de uso único, reforçando a estratégia de sustentabilidade da companhia.

Segundo comunicado da Tap, a funcionalidade Bluetooth alia conveniência à redução de resíduos, em linha com outras ações que já adota, como a entrega de fones de ouvido apenas sob solicitação e o redesenho das embalagens.

Apesar da expansão da tecnologia, três aeronaves A330ceo de geração anterior ainda não contam com o recurso. No entanto, a empresa já disponibiliza detalhes sobre entretenimento e conectividade em seu site oficial.

Neste último final de semana, a Tap Air Portugal marcou presença no Coala Festival 2025 como companhia aérea oficial, com ativações culturais, lenços exclusivos e experiências.

Belém conclui obras de infraestrutura para a COP30

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Belém COP30
Requalificação do Ver-o-Peso, parques e drenagem de canais integram pacote de melhorias que deixarão legado para a população local. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil©

Faltando pouco mais de dois meses para a COP30, a cidade de Belém (PA), sede do evento, tem diversas obras em finalização. Ao todo, o governo federal investiu mais de R$ 4 bilhões nas mudanças, que incluem modernização do aeroporto, do terminal hidroviário e do complexo Ver-o-Peso, drenagem de canais, reestruturação de parques e melhorias na mobilidade urbana.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Belém, os visitantes já percebem mudanças importantes, como ampliação do terminal, novas áreas de embarque, modernização da pista e melhorias de acessibilidade, além de uma praça de alimentação renovada. As intervenções estão 95% concluídas.

Outros portões de entrada na cidade também estão em fase de modernização, entre eles o Terminal Hidroviário Internacional, que finalizou 76% das obras de construção dos armazéns 9 e 10.

Já o Terminal Portuário de Outeiro, no norte de Belém (PA) passa por ampla reforma para receber dois navios que funcionarão como hotéis flutuantes durante a COP30, com novo píer de 710 metros e área de receptivo. A entrega está prevista para 14 de outubro, e só nesta obra foram gerados mais de 450 empregos diretos.

Além disso, estão em fase de conclusão as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e dos canais Bengui e Marambaia.

Outra frente de atuação é no complexo Ver-o-Peso, maior mercado a céu aberto da América Latina e um dos principais cartões postais de Belém, que passa por uma completa requalificação, 90% concluída. A reforma total está orçada em cerca de R$66 milhões.

Os parques da Doca e Tamandaré também estão na lista, com alterações como paisagismo, academias ao ar livre e quiosques, fortalecendo a convivência e a qualidade de vida da população.

A mobilidade urbana é outro foco, com a requalificação de centenas de vias e avenidas da cidade.

 

Iberostar terá Olodum e Filhos de Jorge no Réveillon em Praia do Forte

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A Iberostar Hotels & Resorts anuncia a programação oficial para as festas de final de ano no Complexo Iberostar Praia do Forte, na Bahia.
A Iberostar Hotels & Resorts anuncia a programação oficial para as festas de final de ano no Complexo Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Crédito: Divulgação

A Iberostar Hotels & Resorts confirmou a programação para as festas de fim de ano no Complexo Iberostar Praia do Forte, na Bahia. O Réveillon 2026 promete unir música, cultura e entretenimento em uma agenda diversificada, aberta tanto aos hóspedes do Iberostar Selection Praia do Forte quanto do Iberostar Waves Bahia.

A abertura da celebração fica por conta da banda Filhos de Jorge, que se apresenta em 30 de dezembro. O grupo traz ao palco sucessos conhecidos como Ziriguidum e Subo o Morro, além de canções do projeto mais recente, Ninguém Tá Só, que mescla samba, pagode e ijexá. Já a noite da virada será comandada pelo Olodum, ícone do samba-reggae e símbolo da cultura afro-brasileira, reconhecido internacionalmente por sua trajetória de mais de quatro décadas em defesa da diversidade e da paz.

O dia 31 reserva ainda outras atrações: a apresentação do Cortejo Afro, o ritual temático “Bem-vindo ao Ano Novo Europeu e Português”, a tradicional ceia de Réveillon e mais de 140 atividades para crianças no Star Camp. Para começar o ano em clima festivo, no dia 1º de janeiro um mini trio elétrico circulará pelo complexo, levando a energia do carnaval para os hóspedes.

Além das atrações principais, o Iberostar preparou uma programação contínua para todo o período das festas. Estão previstas aulas de yoga, dança e zumba, música ao vivo, pool parties, festa da espuma, sunset ritual, noite branca, festa das cores, oficinas de artesanato e diversas experiências que transformam a hospedagem em uma imersão cultural e de bem-estar.

A programação natalina também foi pensada para encantar. Entre os destaques estão a chegada do Papai Noel, presépio vivo, coral de Natal, jantar temático, celebração religiosa e confraternização no dia 25.

Os pacotes para o período já estão disponíveis no site da Iberostar e junto aos principais agentes de viagem do Brasil. Reservas antecipadas oferecem condições especiais, reforçando a expectativa de um Réveillon marcado pela música baiana e pela hospitalidade da rede no litoral norte da Bahia.

Brasil adota visto eletrônico para estrangeiros na COP30

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visto eletrônico COP30
Sistema digital dispensa ida a consulados e promete agilizar a entrada de participantes no País durante o evento climático. Crédito: Divulgação/MTur

Os participantes estrangeiros da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) contarão com um visto eletrônico para entrada no Brasil. Implementado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema entrou em operação em julho de 2025. Estrangeiros de países dos quais o Brasil exige visto poderão fazer todo o processo online, sem precisar ir a consulados ou embaixadas.

André Agatte, diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, destacou que a simplificação do processo de visto é fundamental para viabilizar a participação de todos em um evento de escala global. “A iniciativa agiliza a emissão dos vistos e ainda promove inclusão e acessibilidade, aspectos essenciais para um encontro internacional dessa magnitude”, afirma.

A embaixadora Márcia Loureiro, secretária de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, declara que “o lançamento da plataforma de visto eletrônico para a COP30 marca avanço significativo no processo de transformação digital dos serviços oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores. Ao promover maior agilidade e acessibilidade para requerentes de vistos em todo o mundo, a medida reafirma o compromisso com a modernização dos sistemas consulares, ao mesmo tempo em que reforça o empenho do Brasil em promover a governança digital e ambiental”, explica..

Como vai funcionar

Os participantes inscritos e confirmados no evento, oriundos de países dos quais se exige visto para entrada no Brasil, não precisarão mais procurar um consulado. Todo o processo será feito online, por meio de um link enviado pela organização da COP30. Ao acessá-lo, o solicitante preencherá um formulário simplificado. Após a emissão, o visto eletrônico poderá ser impresso ou apresentado na tela do celular na chegada ao Brasil.

João Paulo Novais, superintendente de Soluções para Governo do Serpro, ressalta que as inovações implementadas nesse projeto representam um avanço significativo e deixarão um legado para o MRE. “Entre os destaques, estão o processo totalmente digital, a substituição da etiqueta no passaporte por um documento eletrônico validado online e a criação de um novo domínio para registro e operacionalização das demandas”, aponta. Segundo ele, esses recursos servirão de base para modernizar futuras emissões de vistos eletrônicos.

De acordo com Alexandre Ávila, superintendente de Negócios do Serpro, que atua junto ao MRE, o novo sistema representa um avanço importante na forma como o Brasil se prepara para eventos internacionais. “O visto eletrônico torna o processo mais rápido, seguro e acessível, reduzindo etapas burocráticas e proporcionando uma experiência mais fluida para os participantes. É uma solução que reforça o compromisso do Brasil com a inovação, a eficiência e o acolhimento em grandes eventos globais como a COP30”, finaliza.

France Excellence 2025 revela programação da 5ª edição em SP

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France Excellence
Caroline Putnoki, diretoria da Atout France para a América do Sul. Crédito: Maurí­cio Herschander/ Brasilturis

O France Excellence, considerado uma das principais referências no universo do luxo e do savoir-faire francês no Brasil, confirmou a programação oficial de sua 5ª edição. O encontro acontece no próximo dia 23 de setembro, no hotel Rosewood, em São Paulo, em celebração à temporada França–Brasil.

Com o tema “Aux Sources de l’Inspiration” (“Nas fontes da inspiração”), o evento reunirá personalidades internacionais e representantes de grandes maisons para debater o futuro do luxo e sua relação com a cultura, a arte e a tecnologia. A mestre de cerimônias será Laura Wie, apresentadora especializada em Fashion History pela Parsons, de Nova York, e formada em História do Renascimento Artístico Italiano, em Florença.

Um programa de alto prestígio

A primeira conferência abordará “O legado cultural como fonte de inspiração: os diálogos artísticos França–Brasil e sua influência no luxo”. O debate será mediado por Adriana Cavalcanti, cofundadora da rede MUST – Mulheres do Setor de Turismo – e trará nomes como Sébastien Quéquet (Musée des Arts Décoratifs, Paris), João Braga (historiador da moda) e Filipe Assis (fundador da plataforma Aberto). O painel revisitará dois séculos de intercâmbio cultural, da Missão Artística Francesa de 1816 ao modernismo tropical de Le Corbusier e Oscar Niemeyer.

Na sequência, a catedral de Notre-Dame de Paris ganha destaque com a palestra de Sybille Bellamy-Brown, responsável pelo serviço de públicos da igreja. Ela apresentará os bastidores da restauração e como técnicas ancestrais e inovação contemporânea se unem para preservar o monumento e inspirar novas gerações.

A terceira conferência terá como foco a tecnologia com “Quando a IA valoriza o luxo: a visão da LVMH para a experiência do futuro”. Olivier Le Garlantezec e Franck Le Moal, executivos da LVMH, apresentarão como a inteligência artificial está sendo aplicada para transformar a experiência do consumidor no setor, em debate mediado por Guillaume Ingelaere, especialista em dados e inovação da Luxurynsight.

Encerrando a programação, o sommelier Xavier Thuizat, do Hôtel de Crillon (Paris), comandará a conferência “A arte da haute sommellerie: em busca da harmonização perfeita”. O especialista vai destacar os 15 anos do repas gastronomique des Français como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, além de discutir a tradição da sommellerie e a curadoria de vinhos da Air France.

Para Caroline Putnoki, idealizadora do France Excellence, a força do encontro está justamente na união entre tradição e inovação. “O que nos move é essa combinação entre legado e vanguarda. Discutir a herança artística e arquitetônica de Notre-Dame é tão fundamental quanto refletir sobre a inteligência artificial aplicada à experiência de luxo. É dessa tensão criativa que nasce a força do France Excellence”, afirma.

Arajet celebra três anos com promoção em 28 destinos

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Arajet
Companhia aérea lança tarifas promocionais válidas para viagens entre outubro de 2025 e maio de 2026. Crédito: Divulgação

A Arajet, companhia aérea bandeira da República Dominicana, celebra seu terceiro aniversário neste mês de setembro, conectando sua robusta rede de destinos e democratizando os céus da América do Norte, Sul, Central e do Caribe com uma iniciativa que promove voar com as tarifas mais baixas do mercado.

A companhia anunciou o lançamento de sua promoção especial de terceiro aniversário, com o objetivo de oferecer a oportunidade de comemorar este marco visitando novas rotas a preços acessíveis e desfrutando de um serviço acolhedor e de primeira qualidade, a partir de US$ 3 de tarifa base por trecho, disponível em toda a sua rede de destinos.

Promoção de aniversário

A promoção estará vigente de 2 a 20 de setembro de 2025. As passagens adquiridas nesse período permitirão viajar entre 1º de outubro de 2025 e 31 de maio de 2026, sujeitas à disponibilidade.

Os passageiros poderão escolher entre os pacotes de tarifas Smart, Comfort e Extra, criados para atender diferentes necessidades de viagem, desde opções mais econômicas até serviços com maior comodidade.

A promoção inclui voos para 28 destinos na América do Norte, Central, do Sul e no Caribe, entre eles: Nova York, Miami, Orlando, Boston, Chicago, San Juan, Cidade do México, Bogotá, Medellín, Buenos Aires, São Paulo, Santiago do Chile, Lima, Toronto, Montreal, Aruba e Curaçao, entre outros. Além disso, os passageiros terão acesso a mais de 150 conexões.

“Chegar ao nosso terceiro aniversário é uma grande satisfação e queremos celebrá-lo da forma que melhor nos representa: oferecendo mais oportunidades para que as pessoas possam voar, seja a turismo ou a negócios. Esta promoção reflete nosso compromisso de democratizar os céus e continuar conectando a região com tarifas acessíveis”, afirmou Víctor Pacheco Méndez, CEO e Fundador da Arajet, que bateu recorde ao transportar mais de 1 milhão de passageiros em 2024.

Londres usa o WhatsApp para agilizar check-in no Heathrow

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Londres está usando o WhatsApp para reduzir filas em seu principal aeroporto
Londres está usando o WhatsApp para reduzir filas em seu principal aeroporto. Crédito: Divulgação

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo, está utilizando o WhatsApp como ferramenta para reduzir filas e otimizar a jornada dos passageiros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Virgin Atlantic e a Infobip, plataforma global de comunicação, que desenvolveu uma solução capaz de ampliar as taxas de check-in online em até 11%.

Com base na plataforma de engajamento Moments, da Infobip, a ação busca incentivar os passageiros a realizar o check-in antes mesmo de chegarem ao terminal. Para isso, eles recebem mensagens via WhatsApp com links diretos para o site ou aplicativo da companhia aérea. Caso o cliente não possa ser contatado pelo aplicativo, a comunicação é automaticamente redirecionada para SMS, garantindo maior alcance.

Além de estimular a antecipação do processo, a solução envia informações úteis após a confirmação, como número do terminal e zona de embarque, o que contribui para reduzir a aglomeração nos balcões e melhorar a fluidez da operação.

“Esta colaboração demonstra como soluções de mensagens digitais podem gerar resultados de negócios concretos e melhorar a satisfação do cliente. Temos orgulho de apoiar a Virgin Atlantic e esperamos desenvolver novas inovações na jornada do passageiro juntos”, afirma Ante Pamuković, presidente de Negócios Internacionais da Infobip.

Resultados imediatos

Desde que o projeto foi implementado, a Virgin Atlantic registrou um aumento expressivo no número de passageiros que optam pelo check-in online. Entre os recursos que mais se destacam estão mensagens segmentadas, lembretes automatizados e mecanismos robustos de entrega.

Para a companhia aérea, o impacto vai além da conveniência para o passageiro. “Estamos entusiasmados com esses resultados de nossa parceria com a Infobip. Capacitar nossos clientes com notificações convenientes e em tempo real via WhatsApp não apenas melhora a jornada do cliente, mas também agiliza nossas operações no aeroporto. Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso mais amplo de utilizar tecnologia inteligente e centrada no cliente para aprimorar cada etapa da experiência de viagem”, explica Simon Langthorne, Head de CRM da Virgin Atlantic.

Expansão para outros aeroportos

Com os bons resultados, a Virgin Atlantic planeja levar a solução para outros terminais do Reino Unido ainda em 2025, incluindo Edimburgo e Manchester. A expectativa é ampliar o número de passageiros beneficiados com a praticidade do check-in antecipado.

Embora o WhatsApp seja o canal de maior adesão no país, a tecnologia da Infobip é multicanal e permite adaptar as comunicações para diferentes mercados, utilizando RCS, SMS ou outros aplicativos de mensagens preferidos pelos clientes. Dessa forma, a solução pode ser replicada em diversos destinos, oferecendo flexibilidade às companhias aéreas que buscam otimizar a experiência do viajante e reduzir custos operacionais.