BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Setur-RJ e TurisRio realizam Fórum Regional do Turismo Fluminense – Caminhos da Mata

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) realizaram, nesta quarta-feira (29/6), o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Caminhos da Mata. O evento aconteceu no Rio Bonito Atlético Clube, em Rio Bonito, e reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do setor, além de autoridades e especialistas em turismo das cidades: Silva Jardim, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, que integram a região turística Caminhos da Mata.

Este foi o nono encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial de atração dos municípios fluminenses. Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região Caminhos da Mata. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Sávio Neves, destacou o Programa de Artesanato Estadual e prestou homenagens aos representantes e lideranças do segmento turístico dos municípios.

Para o secretário, o turismo serve como um impulsionador do retorno ao crescimento da economia. “É um dia de trabalho, de reflexão sobre o que podemos fazer para impulsionar o turismo. O turismo é a locomotiva dessa retomada do desenvolvimento econômico, porque ele é quem mais rapidamente responde a essa demanda de emprego, de renda, de interiorização e é disso que nós vamos falar aqui hoje”, destacou Neves.

Em sua apresentação, Sávio Neves mostrou ações e projetos da Setur-RJ que estão em andamento e que priorizam a diversidade cultural de todo o estado, além da participação em feiras e eventos em importantes mercados emissores de turistas. Sávio destacou ainda o projeto “Inverno #tônoRio”, que estreia em Copacabana nesta sexta-feira (1) com um contêiner instagramável, que ficará fixo na altura do Posto quatro e seguirá para 11 cidades de diversas regiões turísticas de forma itinerante.

“O estande instagramável foi um sucesso na edição de verão, agora está de volta com um design moderno, colorido e com a cara do friozinho da estação. Lá, os visitantes terão oportunidade de registrar momentos e paisagens inesquecíveis. A iniciativa conta com vídeos que apresentam pontos turísticos das cidades do RJ, além de propagar o talento de artistas musicais das regiões“, enfatizou o secretário.

A programação do Fórum contou com palestras, mesas e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor. Além disso, a ação também promoveu apresentações culturais dos municípios e uma área para a gastronomia, o artesanato e a cultura regional.

Artesanato como valor cultural

Maria Cristina é artesã de Tanguá, tem 64 anos e borda desde os quatro anos de idade. Anos mais tarde, apaixonou-se pela técnica do ponto cruz e começou a desenvolver peças em tapeçaria. Há 11 anos foi morar em Tanguá, onde começou a exibir suas peças e logo foi ajudar no processo de revitalização e crescimento da feira do artesanato local.

“Eventos como esse valorizam o trabalho do artesanato e abre oportunidade para agregar valor turístico e identidade cultural à produção dos artífices. Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro”, festejou a artesã.

Anderson Ribeiro, 40 anos, assessor de ecoturismo do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim, ressalta o potencial de atração do equipamento turístico. Segundo ele, um dos que mais atrai turistas internacionais, em busca de ecoturismo e avistamento da espécie nativa da Mata Atlântica.

“Hoje a gente recebe turistas do mundo inteiro, as pessoas vêm ver o mico-leão-dourado e, a partirdaí, conhecem os demais atrativos. A região Caminhos da Mata é essencial para o ecoturismo, em especial, Silva Jardim, que oferece ao turista o potencial riquíssimo do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado e o programa de conservação do nosso primata”, conclui Anderson.

O Fórum regional completa as 12 regiões turísticas até o fim do ano. Outras três edições estão programadas para este ano, encerrando o ciclo dos fóruns iniciados em 2021:

  • Costa Doce, em Campos dos Goytacazes (20 de julho);
  • Caminhos da Serra, em Santa Maria Madalena (10 de agosto);
  • Águas do Noroeste, em Itaperuna (31 de agosto);
  • Espaço destinado ao Artesanato e produtos agrícolas_Crédito Fabrício Gomes
  • Assinatura do Termo de Cooperação Técnica_Crédito Fabrício Gomes

Leia também: Setur-RJ realiza Fórum Regional do Turismo Fluminense

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro movimenta R$ 107 bilhões...

Apesar da desaceleração da economia nacional, setor de viagens e eventos corporativos segue em alta, com crescimento de 7% no lazer e 8% no corporativo; perspectivas incluem inflação em queda, juros menores e câmbio mais favorável

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS