A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) estará promovendo o mapeamento de destinos turísticos que permitem a entrada de animais domésticos (pet friendly), catalogando os municípios em um guia online para visitantes.

É a primeira vez que o estado de São Paulo faz um diagnóstico dos empreendimentos que atendem a este mercado. No guia, estarão presentes portais e redes sociais dos empreendimentos, para que seja possível consultar informações atualizadas.

A novidade vem com a informação do crescimento do mercado pet, que passou a faturar mais de R$ 35 bilhões anualmente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, sustentando mais de 140 milhões de animais de companhia no Brasil.

Dentre os principais destaques estão restaurantes, atrações turísticas e até pousadas que possuem o selo “pet friendly” em SP, contando com funcionários treinados para receber os novos hóspedes. Alguns municípios paulistas inclusive alteraram suas leis para aceitar cães e gatos em locais antes proibidos, como praias.