BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Cancelamentos e remarcaçíµes: nova MP mantém regras até 2023

A Medida Provisória (MP) que aumenta o prazo para cancelamentos e remarcações de viagens está de volta. A ação, vista como um dos principais paliativos para remediar os efeitos negativos da pandemia no turismo, foi reeditada e publicada, nesta terça-feira (22), pelo Governo Federal, como MP 1001 no Diário Oficial da União (DOU).

A partir da nova MP, viagens que foram contratadas a partir de 1º de janeiro de 2022 e foram canceladas ou remarcadas podem ser reembolsadas ou creditadas até 31 de dezembro de 2023.

Em nota emitida pela Abav Nacional, Magda Nassar, presidente da entidade, citou a necessidade e urgência da manutenção da MP.

“O mundo foi surpreendido pouco antes do final de 2021, com a forte onda da variante Ômicron, que trouxe muitas incertezas, novas restrições e, consequentemente, novos cancelamentos e adiamentos de viagens e eventos. Isso fez com que muitos dos nossos clientes não conseguissem utilizar seus créditos ou até mesmo planejar as remarcações. Era urgente essa atualização da lei”, diz.

Na prática

A novidade é mais um respiro à indústria turística do Brasil, que ainda não vive seus melhores dias e, agora, vê a temporada de cruzeiros com dificuldades causadas pela covid-19.

Além disso, a segunda versão da MP sobre cancelamentos e remarcações dá às agências de viagens a desobrigação do retorno de valores desde que remarcação ou crédito sejam ofertadas aos clientes.

Incluem-se renegociações deste ano e pendências de 2020 e 2021. Para tratativas de reembolso já acordadas até 31 de dezembro de 2021, no entanto, mantém-se o prazo de 31 de dezembro de 2022 para as devoluções dos valores pagos pelos consumidores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS