Sebrae lança programa Aventura Natural, em Bonito (MS)

Durante o evento Inspira Ecoturismo, realizado no hotel Wetiga, em Bonito (MS), o Sebrae lançou o programa Aventura Natural, que tem o objetivo de fortalecer a segurança das atividades turísticas ao ar livre. Com a iniciativa, o Sebrae pretende apoiar pequenos negócios por todo o país.

Isso porque o programa contempla as etapas de implementação das Normas Brasileiras e Internacionais ABNT NBR ISO 21101, 21102 e 21103, que englobam o sistema de gestão da segurança (SGS) em turismo de aventura; e a certificação do SGS em turismo de aventura.

Antônio Carlos Barros, diretor de certificação da ABNT, explicou que a ação irá beneficiar empreendedores e turistas. “Estamos falando de pequenos empresários que precisam entender o seu negócio e zelar por ele. Além disso, os turistas, que geralmente estão com a família, precisam saber que aquela modalidade de turismo de aventura reúne as condições mínimas de segurança, e a norma é extremamente inteligente ao fazer esse sistema de gestão”.

Como irá funcionar? 

O estabelecimento precisa cumprir os requisitos necessários e, então, receberá um certificado da ABNT Certificadora, autorizada pelo Inmetro. O documento tem validade internacional e reforça a confiabilidade do negócio. Para aderir, basta que o negócio seja formalizado, se enquadre como MEI, ME ou EPP e esteja ativo na base de dados do Cadastur, além de cumprir os requisitos das normas citadas acima.

É realizada, então, uma avaliação para conferência dos protocolos de segurança já colocados em prática, assim como o diagnóstico dos que ainda precisam ser aplicados. A partir de então, por meio do SebraeTec, programa que proporciona subsídio de 70% para a adequação às normas, é possível concluir o processo de adesão ao programa. Após todos esses procedimentos, é hora de realizar a avaliação de conformidade para a conferência da certificação.

Para Ana Clévia, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, a ideia é conscientizar os donos de pequenos negócios sobre a importância do atendimento às normas do Sistema de Gestão da Segurança em turismo de aventura, que são obrigatórias de acordo com o decreto que colocou em vigor, desde 2010, a Lei Geral do Turismo.

“Não podemos falar de ecoturismo, turismo de natureza e experiência sem falar de segurança. Por isso, o programa Aventura Natural tem por objetivo oferecer turismo de qualidade para quem nos visita, para que façamos jus a uma imagem diferenciada do Brasil no mercado nacional e internacional, mostrando nosso comprometimento e seriedade”, disse Ana Clévia, 

Confira o que cada norma ABNT abrange:

ABNT NBR ISO 21103 – Esta Norma especifica os requisitos mínimos para a informação a ser fornecida aos participantes antes, durante e após as atividades de turismo de aventura.

ABNT NBR ISO 21102 – Aborda capacitação de guias, condutores e líderes de atividades de turismo de aventura, e os requisitos que o mercado considera como competências mínimas.

ABNT NBR ISO 21101 – Colabora na implementação de Sistemas de Gestão da Segurança que mapeia a estrutura organizacional; avaliação de riscos; gerenciamento de incidentes e tratamento dos mesmo; construção de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), incluindo uma sensibilização sobre Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS); monitoramento e avaliação da implementação do SGS.

“As Normas Brasileiras se tornaram referência internacional e os destinos de natureza precisam definir como estratégia, a adoção da segurança em suas operações de turismo de aventura, para podermos alavancar também, a captação de turistas estrangeiros para o País”, comentou Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur e especialista nas normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Turismo.


Leia também: POLO SEBRAE DE ECOTURISMO LANÇA ESPAÇO INTERATIVO EM BONITO

Últimas notícias

Costa do Sauípe Open resgata tradição do tênis e reforça reposicionamento do destino

A Costa do Sauípe, na Bahia, voltará a receber...

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Universal Epic Universe recebe equipe da Azul Viagens para visita técnica

Uma equipe da Azul Viagens está em Orlando, na...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Tópicos

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Azul e Itaú lançam cartão Skyline com benefícios exclusivos para viajantes

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões de crédito...

Latam transporta araras-vermelhas resgatadas para Foz do Iguaçu

O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última...
spot_img

Relacionados