Durante o evento Inspira Ecoturismo, realizado no hotel Wetiga, em Bonito (MS), o Sebrae lançou o programa Aventura Natural, que tem o objetivo de fortalecer a segurança das atividades turísticas ao ar livre. Com a iniciativa, o Sebrae pretende apoiar pequenos negócios por todo o país.

Isso porque o programa contempla as etapas de implementação das Normas Brasileiras e Internacionais ABNT NBR ISO 21101, 21102 e 21103, que englobam o sistema de gestão da segurança (SGS) em turismo de aventura; e a certificação do SGS em turismo de aventura.

Antônio Carlos Barros, diretor de certificação da ABNT, explicou que a ação irá beneficiar empreendedores e turistas. “Estamos falando de pequenos empresários que precisam entender o seu negócio e zelar por ele. Além disso, os turistas, que geralmente estão com a família, precisam saber que aquela modalidade de turismo de aventura reúne as condições mínimas de segurança, e a norma é extremamente inteligente ao fazer esse sistema de gestão”.

Como irá funcionar? 

O estabelecimento precisa cumprir os requisitos necessários e, então, receberá um certificado da ABNT Certificadora, autorizada pelo Inmetro. O documento tem validade internacional e reforça a confiabilidade do negócio. Para aderir, basta que o negócio seja formalizado, se enquadre como MEI, ME ou EPP e esteja ativo na base de dados do Cadastur, além de cumprir os requisitos das normas citadas acima.

É realizada, então, uma avaliação para conferência dos protocolos de segurança já colocados em prática, assim como o diagnóstico dos que ainda precisam ser aplicados. A partir de então, por meio do SebraeTec, programa que proporciona subsídio de 70% para a adequação às normas, é possível concluir o processo de adesão ao programa. Após todos esses procedimentos, é hora de realizar a avaliação de conformidade para a conferência da certificação.

Para Ana Clévia, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, a ideia é conscientizar os donos de pequenos negócios sobre a importância do atendimento às normas do Sistema de Gestão da Segurança em turismo de aventura, que são obrigatórias de acordo com o decreto que colocou em vigor, desde 2010, a Lei Geral do Turismo.

“Não podemos falar de ecoturismo, turismo de natureza e experiência sem falar de segurança. Por isso, o programa Aventura Natural tem por objetivo oferecer turismo de qualidade para quem nos visita, para que façamos jus a uma imagem diferenciada do Brasil no mercado nacional e internacional, mostrando nosso comprometimento e seriedade”, disse Ana Clévia, 

Confira o que cada norma ABNT abrange:

ABNT NBR ISO 21103 – Esta Norma especifica os requisitos mínimos para a informação a ser fornecida aos participantes antes, durante e após as atividades de turismo de aventura.

ABNT NBR ISO 21102 – Aborda capacitação de guias, condutores e líderes de atividades de turismo de aventura, e os requisitos que o mercado considera como competências mínimas.

ABNT NBR ISO 21101 – Colabora na implementação de Sistemas de Gestão da Segurança que mapeia a estrutura organizacional; avaliação de riscos; gerenciamento de incidentes e tratamento dos mesmo; construção de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), incluindo uma sensibilização sobre Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS); monitoramento e avaliação da implementação do SGS.

“As Normas Brasileiras se tornaram referência internacional e os destinos de natureza precisam definir como estratégia, a adoção da segurança em suas operações de turismo de aventura, para podermos alavancar também, a captação de turistas estrangeiros para o País”, comentou Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur e especialista nas normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Turismo.


Leia também: POLO SEBRAE DE ECOTURISMO LANÇA ESPAÇO INTERATIVO EM BONITO