A Setur-RJ e a TurisRio realizaram, na quinta-feira (17), a 9ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Costa Doce. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos em Campos dos Goytacazes. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

Pablo Kling, diretor de Marketing da Turisio, representou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo. De acordo com Pablo, o atual governo e a gestão do secretário destacam as ações de turismo no interior do Estado. “Todos os grupos de trabalho são importantes para planejar os próximos passos, os próximos anos da gestão da Instância de Governança Regional (IGR) e de cada município da Costa Doce. Nós vamos trabalhar, organizar, orientar vocês a desenvolverem seus potenciais, hoje”, disse Pablo ao abordar o propósito da Jornada do Turismo Fluminense.

“A gente precisa se organizar enquanto região turística para desenvolver estratégica e regionalmente o Plano Estratégico Turismo RJ + dez anos anos para que possamos estabelecer produtos turísticos: roteirizar com sinalização turística os destinos da região, que é um dever do poder público, incentivando agências de turismo, o comércio local, transporte, estradas, a rede hoteleira, a rede gastronômica e os festivais que são tão importantes, é uma forma de nos apresentar para o turista, certificando que temos preparo receptivo”, explicou Hans Muylaert, secretário de Turismo de Campos dos Goytacazes.

Programação

O dia contou com a palestra da especialista Ana Cláudio Peixoto, consultora do Sebrae-RJ, que apresentou aspectos de Neurociência como elementos da atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + dez anos, a Lei Estadual e Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto

  • 22/8 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Moraes
  • 29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
  • 12/ (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

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