BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Campinas fecha agosto com 59,74% de ocupação hoteleira

A ocupação dos hotéis de Campinas (SP) fechou agosto com 59,74%, acima dos 54,26% de julho. O índice do mês passado é o melhor de 2023 e a tendência é se manter em elevação até o final do ano, segunda a expextativas do Campinas e Região Convention e Visitors Bureau (CRC&VC). O RevPar também apresentou melhora, com fechamento médio de R$ 330,06.

Para Douglas Marcondes, diretor de hotelaria do CRC&VB, a elevação da taxa de ocupação de Campinas está diretamente ligado ao aumento dos eventos como um todo, principalmente os corporativos e grandes festas, como a Expoflora, que beneficiam não apenas a rede hoteleira local, mas em um raio de até 180 quilômetros. “Quanto mais eventos, verificamos uma geração segura e firma da demanda”, explica.

Segundo a pesquisa mensal realizada pelo CRC&VB, a categoria de hotéis econômicos teve ocupação de 65,07% (contra 59,91% em julho). Já a taxa anualizada atingiu 61,89%. A categoria intermediária (midscale), por sua vez, ficou em 54,40% (contra 48,66% em julho), acumulando 52,08% de taxa de ocupação em 2023. A categoria luxo teve média de 40% na taxa de ocupação em agosto.

Outro fator, segundo o executivo, está ligado à estabilidade da oferta, o que garante melhores resultados tanto para a rede hoteleira como outros segmentos, como eventos, gastronomia e o próprio comércio regional. “Por isso a importância de incentivos e políticas públicas voltadas para o incremento da RMC como destino corporativo e atrelados com perfil de eventos”, defende Marcondes.

Ele cita, ainda, uma pesquisa divulgada no início de setembro pela JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB): em 2022 o viajante corporativo representou 55,9% da demanda hoteleira brasileira. “Campinas é hoje o 5º destino brasileiro de eventos corporativos, que responde por 80% da ocupação regional, beneficiando toda a região.”

A expetativa da entidade é de que a ocupação se mantenha em elevação até o final do ano, pelo menos. “Em setembro, além da Expoflora, temos o Rodeio de Jaguariúna, em dois finais de semana, e as reservas já estão aquecidas”, conta Marcondes. “Os eventos corporativos também estão com demanda elevada, sem contar as festas de final de ano, como eventos e revèillon”.


Leia também: ROADSHOW DA CVC CHEGA A CAMPINAS, QUE SE DESTACA NAS VENDAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS