Indicação dos lugares para visitar, de onde comer e de roteiros para que o turista estrangeiro possa se planejar e viver as melhores experiências que o afroturismo no Brasil pode oferecer. Com essa finalidade, a Embratur se une à TripAdvisor, numa estratégia inovadora: a criação do primeiro hub de Conteúdo de Afroturismo da TripAdvisor no mundo. O projeto foi lançado, oficialmente, na abertura da Galeria Visit Brasil em Londres, na noite desta sexta-feira (3). A agência também planeja parcerias com o Banco do Brasil para fortalecer o turismo.
A parceria inclui uma página dedicada, exclusivamente, a esse segmento turístico, mas também uma estratégia publicitária para impulsionar o tráfego de europeus em busca das experiências de afroturismo no Brasil. Para garantir a participação da maior quantidade de afroempreendimentos do turismo nessa estratégia de promoção, a Embratur garantiu a isenção da taxa que a plataforma cobra para inscrição de novos roteiros e experiências.
A agência vai atuar para que as empresas especializadas em afroturismo e os governos contribuam com o cadastro de restaurantes, museus, praças, localidades importantes para a historia do povo negro brasileiro, além de novos roteiros. A ideia é engajar os estados e municípios a revisitarem suas histórias e suas singularidades culturais regionais, dando maior protagonismo aos elementos afrobrasileiros.
“Pela primeira vez o Brasil tem uma página exclusiva no TripAdvisor e o conteúdo que escolhemos é todo focado no afroturismo. A gente sempre fala que o Brasil voltou, mas que Brasil é esse? Com essa parceria nós estamos respondendo a pergunta: é o Brasil que não aceita o racismo, que fortalece o afroempreendedorismo e promove a inclusão, o emprego e a renda através do turismo”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur, no ato realizado na capital inglesa.
“O Brasil é o segundo país em população negra no mundo, só perde para a Nigéria, que está no continente africano. E essa população não é só grande, é também grandiosa nas suas manifestações culturais, religiosas, gastronômicas, paisagísticas e tantas outras. Quando compreendemos a dimensão desta população na África, na América Latina, no Brasil e no mundo, podemos enxergar um grande oceano de oportunidades”, salienta Carlos Humberto Silva Filho, diretor-executivo e co-fundador da empresa Diáspora.Black.
“É com isso que a Diáspora.Black trabalha, em promover o afroturismo, auxiliando o mercado a compreender esse movimento que vem crescendo. E essa parceria que estamos desenvolvendo com a Embratur tem tornado real a possibilidade de fortalecer o crescimento do afroturismo no Brasil a partir da promoção dessa identidade nestes espaços, como a Galeria Visit Brasil”, destacou Silva Filho.
Atualmente, o projeto Diáspora.Black está presente em 18 países e 145 cidades, com uma comunidade superior a 40 mil pessoas.
Agenda