Na última terça-feira (25), Marcelo Freixo, presidente da Embratur, participou de uma reunião com Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. Com o objetivo de fomentar a imagem do Brasil, no encontro eles debateram sobre a parcerias em projetos estratégicos para 2024 e 2025.

“Estamos em uma parceria para trazer mais gente para esse Brasil que a gente quer viver, que a gente quer construir. Fizemos um debate bacana, mas com ação concreta, sobre rota literária, sobre Alter do Chão e uma prova de triatlo que pode ser incrível, com sustentabilidade e, também, a aproximação do audiovisual com o Turismo”, resumiu Freixo após o encontro.

No caso do esporte, o planejamento da Embratur é promover eventos que atraiam competidores internacionais e, ao mesmo tempo, promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. É o caso do projeto que pretende inaugurar uma competição de triatlo em Alter do Chão (PA), em 2025.

Já em relação ao audiovisual, a meta é contribuir na articulação entre poder público e privado, unindo estados, municípios e União, para criar estruturas que facilitem a realização de produções nacionais e internacionais no país. No caso da literatura, o propósito é estruturar os destinos para organizar novas experiências que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir, com ajuda da tecnologia, nos cenários e personagens mais famosos de nossa literatura.

Para Tarciana Medeiros a promoção do turismo do Brasil pelo mundo é uma das áreas que devem ser priorizadas pelo BB. “Estamos empenhados em estudar e viabilizar parcerias alinhadas aos objetivos estratégicos do BB e ao desenvolvimento econômico do país. O turismo é de extrema relevância para o Brasil, gera emprego e renda e nosso país tem um potencial extraordinário. Não à toa lançamos recentemente uma linha de crédito específica para financiar pacotes de viagem e estimular toda essa cadeia. E vamos avançar ainda mais, também em parceria com a Embratur”, destacou.

All Amazônia

A Embratur e o Banco do Brasil já trabalharam juntos em outras ocasiões. Em setembro, a instituição bancária promoveu o movimento All Amazônia, na Times Square, principal avenida de Nova York (EUA), para chamar a atenção do mundo para a importância da preservação da floresta. A exibição de vídeos aconteceu enquanto ocorriam atividades da ONU na cidade.

Na ocasião, a Embratur levou 20 empresários do setor do turismo, das companhias aéreas e de entidades locais para participar do evento de conscientização ambiental.