A Embratur está presente na feira New York International Travel Show (NYTIS), que acontece na cidade de Nova York de 26 a 28 de outubro. O foco é atrair a atenção do mercado de turismo dos Estados Unidos para o Brasil, apresentando novas atrações turísticas brasileiras para as agências, os operadores e outros players, além da cultura, diversidade, afroturismo e sustentabilidade, de forma a atrair um maior número de turistas norte-americanos para o país.

“A New York ITS é uma feira do mercado norte-americano em que vamos reforçar a campanha de marketing que realizamos no país, entre julho e agosto, para atrair turistas para os destinos brasileiros. O evento é voltado para os agentes de viagem dos Estados Unidos. Faremos reuniões de negócio e vamos reforçar o posicionamento do Brasil em relação ao afroturismo, que é um mercado estratégico”, explica Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur.

Além do mercado norte-americano ser o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, os EUA é uma das grandes forças do turismo mundial. Os estadunidenses são os turistas que mais gastam no mundo com o turismo per capita – em 2022, o gasto médio foi de US$ 3.581 por pessoa. É também um público que costuma viajar por um período considerado alto: a duração média de cada viagem é de 17 dias. De janeiro a setembro de 2023, 483,6 mil turistas dos EUA desembarcaram no Brasil.

Em seu estande na NYTIS, a Embratur vai apresentar destinos como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), além de municípios de Minas Gerais.

“Atualmente, os Estados Unidos fazem 170 voos semanais para o Brasil. Nós estamos trabalhando em parceria com as companhias aéreas para induzir a criação de novas rotas, fortalecendo a conectividade entre os dois países com voos diretos para as diferentes regiões do país. Nossa estratégia é de ampliar nossas ações de promoção e ampliar a oferta aérea para garantir que o Brasil seja um destino competitivo no mercado norteamericano”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.