Teve início nesta sexta-feira (15), em Brasília (DF), a 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, a maior vitrine de experiências e roteiros do setor do Brasil. Até este domingo (17), estados e municípios de todo o país terão a chance de expor seus atrativos a cerca de 20 mil visitantes.

O evento tem entrada gratuita e está sendo realizado em um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, envolvendo a exposição de cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento teve na sua abertura as presenças do ministro do Turismo, Celso Sabino; da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, entre várias outras autoridades e representantes do trade turístico.

Retomado após 12 anos, o Salão conta ainda com a exposição de produtos associados ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas. A feira também proporciona várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Celso Sabino, ministro do Turismo, agradeceu aos parceiros e à equipe do MTur pela realização do Salão e celebrou a retomada do evento.

“Ao entrar aqui hoje e ver tantas cores e tanta gente, fiquei ainda mais convencido da importância deste salão como vitrine das riquezas do nosso país. Ver o engajamento de todos os estados em trazer para a capital federal, que é um dos principais
emissores de turistas domésticos, mostra que estamos no caminho certo para transformar o Brasil num dos maiores destinos turísticos do mundo”, afirmou Sabino.

O ministro enalteceu, ainda, a criação do MTur há 20 anos, pelo presidente Lula, e citou números positivos do turismo nacional, prevendo mais avanços no setor. “Segundo a CNC, o turismo injetou mais de R$ 155 bilhões na economia brasileira este
ano, sendo o maior valor de toda a série histórica. Números que tendem a aumentar com a liderança do Brasil à frente do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais e com as quais teremos vários encontros aqui no país em 2024”,
comentou.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, agradeceu ao ministro Celso Sabino pela realização do evento e ressaltou o potencial do Brasil para o crescimento do turismo. “Nós temos muito para oferecer para outras nações. Nós temos aqui o Cerrado, um
bioma único no mundo”, frisou Celina, que representou o governador do DF, Ibaneis Rocha, no Salão.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a união entre o setor público e a iniciativa privada em prol do turismo. “O Brasil gerará mais emprego e terá mais qualidade de vida se a gente avançar com as políticas de turismo. Este
Salão é a possibilidade de todos nós estarmos juntos, iniciativa privada e o mundo público”, comentou.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, agradeceu ao Ministério do Turismo pela parceria na instalação, no Rio de Janeiro, do primeiro escritório da entidade na região das Américas e do Caribe. “O ano que vem será um ano muito importante para o Brasil. É o ano da presidência do G20, com vários eventos no país, e precisamos fazer o ano do Brasil“, declarou.

Representando o Parlamento Brasileiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apontou a contribuição do Poder Legislativo ao desenvolvimento do turismo. “Temos uma Comissão Permanente dedicada ao turismo e abrigamos a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, que tem realizado um trabalho importantíssimo na proposição e no acompanhamento de iniciativas legislativas voltadas para a dinamização do setor”, disse Lira.