Mais um novo ano pela frente repleto de dúvidas, expectativas e esperanças. Há poucos dias, no mês de dezembro, tive a oportunidade de me reunir com alguns velhos amigos que, como eu, sentiam-se felizes e realizados por ter feito parte, ao longo destes últimos 60 anos, do animadíssimo mundo das viagens e do Turismo. Uma espécie de “reunião-almoço” para nos despedir de 2023 e brindar, com alegria, a chegada de 2024. 

Em meio a muitas risadas e centenas de histórias deveras engraçadas sobre experiências vividas, é claro que lembramos, com autêntica e doída saudade, os muitos outros colegas que, lamentavelmente,haviam nos deixado, partindo para outra dimensão. Foram horas extremamente divertidas e muito agradáveis, intercaladas com alguns momentos bem sérios, nas quais não puderam faltar, também, genuínas reflexões sobre algumas mudanças, marcantes, em todos os ângulos que margeiam a nossa profissão, tanto estruturais como tecnológicos (novos meios de transporte, modernos sistemas de informação e comunicação, inteligência artificial, novas características nos processos de linguagem, novos modelos mercadológicos, a inconveniente interferência da política em nossos empreendimentos, sem esquecer as visíveis transformações no comportamento, hábitos e desejos dos viajantes, passageiros e turistas, no Brasil assim como em todo o mundo). 

Algumas preocupações permearam o clima de festa quando alguém mencionou certas incertezas no campo econômico e os inevitáveis danos à nossa indústria causados por dezenas de conflitos e guerras acontecendo simultaneamente nos quatro cantos do nosso planeta. Não pudemos deixar de mencionar e comentar, outrossim, sobre o significado e o conceito de renovação em muitos dos seus aspectos, filosóficos e práticos: a nova geração que agora estava dando vida à nossa atividade profissional, transformando a mesma com novas ideias, mais atuais e mais adequadas aos tempos de hoje. Boa parte dos presentes contaram como passaram o comando e a administração dos seus negócios aos seus filhos e/ou filhas que, de forma bem surpreendente, inovaram e ampliaram o sucesso de suas empresas (foi emocionante ver o orgulho nos olhos e na voz de muitos deles). 

Ao nos aproximarmos do término deste delicioso encontro, uma coisa ficou bem evidente: a fé e a confiança de todos em um futuro bem próximo.