A Latam Cargo fez importantes investimentos na Região Norte do Brasil e, a partir de abril, passará a operar a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que será operada uma vez por semana a bordo de aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas.
Como resultado, a empresa duplicará a sua capacidade para a capital paraense, uma vez que hoje transporta cargas de/para a localidade exclusivamente nos compartimentos das aeronaves de passageiros. Além disso, a Latam Cargo também ampliou, de seis para nove, as frequências cargueiras semanais com destino a Manaus (AM) a partir de março, sendo sete frequências a partir de Guarulhos (SP) e duas a partir de Viracopos (SP), representando um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) em relação ao ano anterior.
De acordo com a empresa, todos esses investimentos refletem o compromisso da Latam Cargo com os clientes e com a Região Norte, um importante mercado doméstico de importação e exportação de cargas do Brasil. “É muito gratificante anunciar essa nova rota conectando Belém a nossa malha cargueira e o aumento de voos para Manaus. A Região Norte desempenha um papel fundamental no movimento de cargas dentro do Brasil e esses investimentos só reforçam que a Latam Cargo está atenta ao mercado e sempre disposta a investir de forma estratégica e sustentável”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.
A ampliação da conectividade da Latam Cargo em Belém traz agilidade e torna mais dinâmico o transporte de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce entre São Paulo e a capital paraense. Além disso, permite o transporte
de cargas como cosméticos, alimentos perecíveis e pescados entre Belém e Manaus.
Vale destacar que, hoje, a Latam Cargo responde por 27% do mercado de cargas aéreas de Belém em voos domésticos e internacionais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente em 2023, foram mais de 4 mil toneladas de cargas movimentadas pela Latam no Pará, tanto em voos domésticos quanto internacionais.
Em Manaus, a Latam Cargo responde atualmente por 39% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense em voos domésticos e internacionais, segundo a Anac. Em 2023, foram mais de 40 mil toneladas de cargas movimentadas pela Latam no Amazonas, tanto em voos domésticos quanto internacionais.
As cargas enviadas para Manaus são compostas por commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), dentre outros. A Latam Cargo fez um levantamento dos principais itens transportados ao longo de 2023, confira aqui.
Já as cargas que partem de Manaus são compostas por produtos produzidos com os próprios insumos que, muitas vezes, a própria Latam Cargo transportou para Manaus, como eletrônicos (celulares, relógios, etc); baterias; medicamentos e peças prontas
para maquinários.
Agenda