BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Latam Cargo revela as cargas aéreas mais transportadas em 2023

Conforme dados de cargas movimentadas divulgadas pela Latam Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo Latam, medicamentos, eletrônicos e têxteis são os itens mais transportados no Brasil em 2023 pela empresa cargueira. Na sequência do ranking aparecem cargas com diferentes características e diversidade, como alimentos perecíveis congelados e frescos, peças, maquinários, documentos, bebidas, entre outros.

Já em voos entre o Brasil e o exterior, eletrônicos, peças de reposição e motores lideram o ranking, seguidos de itens como medicamentos, peixes, frutas e ovos.

“Esse levantamento reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades aos nossos clientes com segurança, agilidade e confiabilidade, garantindo o abastecimento de toda a cadeia de suprimentos e consumo tanto dentro do Brasil quanto entre o País e o exterior”, disse Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 110 mil toneladas domésticas para 45 destinos no Brasil entre janeiro e dezembro de 2023. Desse total, 60% dos transportes de cargas domésticas da Latam em 2023 foram realizados em voos de/para os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (33% de participação), Manaus (17% de participação) e Brasília (10% de participação).

No mercado internacional, a Latam Cargo transportou entre o Brasil e 130 aeroportos no exterior mais de 60 mil toneladas entre janeiro e dezembro de 2023 nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e de aeronaves cargueiras. Desse volume, 90% corresponde à exportação em 2023 e 98% são de cargas secas como eletrônicos, peças de reposição e motores, além de frutas, ovos e pescados.

Na exportação, 87% das cargas são provenientes de São Paulo/Guarulhos (68% de participação) e Campinas/Viracopos (19% de participação). Os principais destinos concentram 50% dessas cargas e são: México (17% de participação), Estados Unidos (17% de participação), Reino Unido (8% de participação) e Espanha (8% de participação).

No quesito importação, que corresponde a 10% do volume de cargas movimentadas entre o Brasil e o exterior, 98% são de cargas secas – como eletrônicos, peças de reposição e motores -, além de frutas e medicamentos.

Na importação para o Brasil, as cargas têm origem principalmente do Peru (31% de participação), Estados Unidos (11% de participação), Chile (9% de participação) e Argentina (9% de participação). Os principais destinos nacionais que recebem 92%
dessas cargas são São Paulo/Guarulhos (68% de participação), Campinas/Viracopos (21% de participação) e Manaus (3% de participação).

Em 2023, medicamentos, eletrônicos e têxteis são as cargas mais transportadas pela Latam dentro do Brasil, enquanto eletrônicos, peças de reposição e motores são os itens mais transportados nos voos internacionais.


LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS