São Paulo (SP) – Com um recorde de público de 27,1 mil visitantes únicos, chegou ao fim a 11ª edição da WTM Latin America. A feira de turismo que ocorreu entre os dias 15 e 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu 797 marcas expositoras, um aumento de 28% em relação com o ano anterior, quando recebeu 623 marcas.
Esta edição superou todos os números da WTM anterior. Até as 14h, foram contabilizados 27.153 visitantes únicos, um aumento de 3% em relação com a marca anterior que foi de 26.454 pessoas. Apesar de estar abaixo do crescimento estimado pela organização, que era de 5%, Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, destacou a qualificação dos visitantes.
“Dentro desse número de visitante a gente percebeu que houve um aumento dos participantes qualificados, com uma maior participação de buyers e compradores, assim como agentes de viagens. Todos os índices de qualidade aumentaram em torno de 20% e, no fim, é isso que importa pq é isso que converte em reuniões de negócios e acordos corporativos”, explicou Bianca.
O espaço Com relação aos hosted buyers, o número subiu de 55 para 75, configurando uma alta de 36%. Enquanto o buyers club cresceu de 1.308 para 1.664, uma ampliação de 27%. A participação espontânea de agentes de viagens também evoluiu desde a última edição: foi de 4.783 para 5.614 profissionais do setor – um crescimento de 17%.
“Estou muito feliz com os resultados. A gente se propôs a fazer um discurso de abertura que trouxesse essa esperança e construção de futuro e foi isso que aconteceu durante esses três dias. Passeando pelos corredores a gente recebia os comentários positivos sobre o evento. Então, para além dos números, mais vale a felicidade das pessoas”, frisou Bianca.
A gestora também ressaltou ainda o maior envolvimento com o aplicativo do evento para agendamento de reuniões. Neste ano foram marcadas 6.903 reuniões por meio do Connect Me, sistema da WTM, 9% a mais que o ano passado.
“A gente espera que esta edição seja um passo para a construção do que acreditamos. O futuro da WTM é um pouco do que a gente constrói no presente”, disse Bianca relembrando o discurso de abertura do evento feito pelo professor Daniel Munduruku, do povo Munduruku.
Vale destacar que a próxima edição da WTM Latin America já tem data definida: irá ocorrer entre os dias 14 e 16 de abril.
Diversidade em foco
A Rota da Diversidade, novidade desta edição é uma iniciativa que incentiva inovações significativas a reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+. No evento, houve um mapeamento de produtos e serviços dos expositores que abordam os temas.
Com sinalização por todo espaço da feira, a rota serviu como um guia para os visitantes do evento, para que soubessem onde encontrar produtos e iniciativas que promovem a diversidade. “Foram vinte iniciativas que participaram da rota e entendemos que estes empreendimentos precisavam da visibilidade”, frisou.
O Brasilturis realiza a cobertura da WTM Latin America com o apoio do Cluster Paulista da rede Atlantica Hotels e com proteção Affinity Seguro Viagem
Agenda