São Paulo (SP) – Com ampliação da malha aérea, anunciando uma rota internacional ligando Recife ao Paraguai durante a alta temporada e um novo centro de convenções com capacidade para até 4 mil pessoas, localizado no centro da capital pernambucana, as projeções de crescimento no turismo de Pernambuco são positivas. Durante sua participação na WTM Latin America, o Governo de Pernambuco destacou os investimentos e apostas que está realizando para impulsionar o turismo no estado.
Pela primeira vez na história, Pernambuco terá voos para todas as capitais do Brasil. Durante a alta temporada, o Aeroporto Internacional do Recife passará a ter voos para Boa Vista (RR), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Rio Branco (MS), únicas capitais que não tem rota com Pernambuco hoje. “Termos essas conexões consolida Pernambuco como o grande hub da região Nordeste”, frisa Eduardo Loyo, presidente da Empetur. Vale lembrar que foi inaugurado, recentemente, um novo terminal no aeroporto do Recife, aumentando a capacidade de movimentação de passageiros em 40%.
Uma outra novidade anunciada na WTM é a nova rota operada pela Azul, durante a alta temporada, ligando Recife a Assunção, no Paraguai. Os voos terão início em dezembro deste ano.
Ainda sobre malha aérea, o aeroporto de Caruaru vai receber voos da Azul, com aeronaves ATR, a partir de junho. Durante o período de São João, algumas destas aeronaves estarão ambientadas como “Voo do Forró”, fazendo uma alusão ao Trem do Forró, que já é tradição junina no estado, conectando Caruaru ao Recife e outras cidades do estado. Além disso, os aeroportos de Serra Talhada e Fernando de Noronha também receberão investimentos em infraestrutura para melhorar a experiência dos passageiros. A pista do aeroporto de Fernando de Noronha passa por reformas e tem previsão de entrega para julho, permitindo a operação de aviões a jato e, consequentemente, deve subir o número de turistas na ilha.
Novo centro de convenções
Recife vai ganhar um centro de convenções, o Recife Expo Center, com capacidade para até 4 mil pessoas na primeira etapa. Localizado no Novotel Recife Marina, o espaço tem previsão de inaugurar ainda neste semestre. O empreendimento faz parte do Projeto Porto Novo Recife e tem uma marina integrada. “O espaço já inaugura com feiras fechadas, captadas durante a WTM”, garantiu Loyo.
“Após passar um tempo sem espaço para receber eventos e grandes congressos, estamos voltando para o setor MICE. E a gente já está sentindo a diferença e conseguindo captar eventos que já estavam em vista desde o ano passado. O impacto na cidade será grande, com uma grande movimentação na hotelaria e turismo, principalmente com as obras de requalificação da orla que estão sendo realizadas também”, explicou Gabriela Dias, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau.
Turismo regenerativo e análise de dados na mira de Porto de Galinhas
Ipojuca, município onde está localizada a praia de Porto de Galinhas, uma das mais famosa de Pernambuco, irá lançar o Observatório do Turismo. A ferramenta vai auxiliar na gestão do destino, assim como levantamento de dados quantitativos de visitantes que irão contribuir numa melhor destinação de recursos para projetos que impulsionem o turismo. “Vai dar sustentação a todo esse crescimento que o destino tem vivido”, contou André Reis, secretário de Turismo de Ipojuca.
Além disso, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Prefeitura de Ipojuca estão apoiando a BioFábrica de Corais, projeto de restauração dos recifes de coral em Porto de Galinhas, que promove o turismo regenerativo no destino. De acordo com Reis, serão realizadas excursões com agentes e imprensa para divulgar a iniciativa. Confira a matéria sobre turismo regenerativo, publicada na edição impressa deste mês, na qual o Brasilturis Jornal conversou com Rudã Fernandes, fundador da BioFábrica.
O roadshow Porto de Galinhas na Estrada, que segue ativo até outubro, passou por uma reciclagem. Eduardo Tiburtius, presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, explicou que este processo é feito a cada dois anos. E, nesta edição, os municípios de Cidade do Leste e Assunção, no Paraguai, serão paradas obrigatórias. “Paraguai é um destino que já chamava a nossa atenção nas vendas há um bom tempo e a nova rota vai facilitar ainda mais o acesso dos turistas à praia de Porto de Galinhas. Antes, os paraguaios vinham para o destino através de Foz e agora terão a ligação direta”, informou.
“Com o novo voo, a chegada de visitantes paraguaios deve aumentar durante a alta temporada. E isso reforça a importância de termos conexões internacionais em Recife”, frisou Tiburtius. Vale salientar que o destino realiza, anualmente o Visit Pernambuco Travel Show e o Sou Porto de Galinhas, eventos que também tem como objetivo atrair mais visitantes e divulgar o destino.
Agenda