O mês de julho, período de férias escolares, promete intensa movimentação turística na Bahia. Os principais aeroportos do estado estão se preparando para um aumento significativo no fluxo de passageiros, com a oferta de voos extras para atender à demanda crescente de turistas. Esse aumento é reflexo direto dos esforços da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que tem investido em promoções em eventos nacionais e internacionais do setor, além da capacitação de operadores e agentes de viagem e prospecção de novos voos. Em junho, mais de mil profissionais foram capacitados para promover o destino Bahia no mercado nacional.

No aeroporto de Salvador, administrado pela Vinci Airports, estima-se um aumento de 4,5% no número de voos e 6% no número de assentos em comparação a julho do ano passado. Companhias como Azul e Gol introduziram novas rotas para São Paulo, São Luís, Rio de Janeiro e Curitiba. Um destaque especial é a nova rota inédita de São José dos Campos (SP) para Salvador, operada pela Gol três vezes por semana a partir de 2 de julho. A Setur-BA, em parceria com mais de 100 agentes de viagem e operadores de turismo de São José dos Campos, realizou um encontro no fim de maio para atualizar os profissionais sobre as atrações e infraestrutura turística da Bahia, visando garantir boas vendas.

Porto Seguro, um dos destinos mais procurados da Bahia, espera receber mais de 244 mil turistas em julho, conforme estimativa da prefeitura municipal. O aeroporto local será o principal ponto de chegada, com previsão de 949 voos e o desembarque de quase 142,5 mil pessoas, representando aumentos de 10,99% e 21,5%, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Ilhéus, na Costa do Cacau, também se prepara para um fluxo intenso de turistas. Serão oferecidas 82 frequências extras pelas companhias Gol, Azul e Latam, provenientes de cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. Ao todo, o aeroporto Jorge Amado deve receber 450 voos e movimentar 110 mil passageiros entre julho e agosto.

No sudoeste do estado, o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, prevê um aumento de 13% no número de voos e passageiros entre julho e agosto. Mais de 85 mil pessoas são esperadas para utilizar os 327 voos provenientes de São Paulo, Minas Gerais e Salvador, oferecidos pela Gol, Latam e Azul.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, ressaltou a importância desses incrementos para o fortalecimento do turismo no estado. “O aumento na oferta de voos e assentos é um reflexo do trabalho contínuo que temos feito para promover a Bahia como um destino turístico de excelência. A capacitação dos profissionais e a participação em eventos do setor são estratégias fundamentais para garantir que mais turistas escolham a Bahia como seu destino de férias”, afirmou Bacelar.

Os investimentos e estratégias adotadas pela Setur-BA visam não apenas aumentar o fluxo turístico, mas também melhorar a experiência dos visitantes, assegurando que a Bahia continue a ser um destino atrativo e acolhedor para turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.