Os investimentos do Governo do Estado para a realização das festas de São João em Salvador e a divulgação nos principais mercados emissores de turistas nacionais para a Bahia têm dado bons resultados. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo (Setur-BA), revelou a consolidação da capital baiana como destino turístico junino. 2 de julho, em Salvador, celebrando a história e a cultura baiana

A participação de turistas nos festejos de São João em Salvador cresceu 2,4%, e o número de estados identificados passou de sete para nove este ano, com baianos de outras cidades, paulistas, cariocas, mineiros e pernambucanos encabeçando a lista. O São João foi o principal motivo da viagem para mais de 31% dos visitantes que participaram da pesquisa (8,2% mais que em 2023). Já a quantidade de entrevistados que declararam estar na festa pela primeira vez aumentou 4,5% em relação ao ano passado.

Também cresceu 11,5% a hospedagem em hotéis e pousadas, e os gastos declarados durante o período da viagem pularam de R$ 1.514, em 2023, para quase R$ 1.900, em 2024 – um acréscimo de 25,1%.

Interior

Com o objetivo de identificar o perfil do turista e colher avaliações sobre a festa, serviços e equipamentos turísticos durante os festejos juninos, a pesquisa foi realizada de 20 a 24 de junho, em Salvador, Amargosa, Ibicuí, Senhor do Bonfim e Lençóis.

No interior, a festa foi a principal motivação da viagem para 85,7% dos entrevistados em Ibicuí; 83,2% em Amargosa; 82,9% em Senhor do Bonfim; e 80% em Lençóis. O aluguel de casas, que contribui para a geração de renda diretamente para a população local, cresceu 15,9% em Amargosa; 9,6% em Lençóis; e 9,4% em Senhor do Bonfim. A participação dos turistas no São João foi maior em Amargosa (2,3%) e Lençóis (3,3%), no comparativo com o ano anterior.