A Gol Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do Brasil, informa que a partir do dia 15 de julho de 2024 voltará a realizar o atendimento aos Clientes no aeroporto de Porto Alegre (POA). A mudança é fruto de uma decisão conjunta da concessionária Fraport Brasil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), companhias aéreas e demais envolvidos nas operações que estão acontecendo na base aérea militar de Canoas (QNS), na Região Metropolitana da capital gaúcha. Para pousos e decolagens, porém, a Gol continuará a utilizar a base de Canoas.

A Gol, sensibilizada com a necessidade da população gaúcha de ter a conectividade restabelecida gradativamente nesse momento de retomada do Estado, iniciou suas operações em Canoas no dia 1º de junho deste ano, com nove voos semanais diretos rumo a São Paulo/Guarulhos (GRU). O atendimento aos passageiros, desde então, está sendo feito no ParkShopping Canoas, estabelecimento comercial vizinho à base militar.

Com a alteração na próxima segunda-feira (15), o ParkShopping deixará de ser o ponto focal dos clientes, e os processos de check-in, despacho de bagagem, embarque e desembarque vão acontecer exclusivamente no Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Em seus canais de vendas, a GOL passará a usar o rótulo “QNS – Porto Alegre – Terminal Salgado Filho” como identificação dos voos que atendem Canoas.

O novo formato de atendimento aos passageiros envolve a utilização de parte do Terminal de Passageiros de POA que não foi afetada pelas enchentes registradas nos últimos meses. Em razão da recente expansão da oferta de voos anunciada pelas companhias aéreas que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre, o uso do Terminal de Passageiros permite atender com infraestrutura adequada e mais conforto um número maior de Clientes em seus procedimentos de embarque, desembarque e Segurança.

Regras para o embarque e desembarque

A partir de segunda-feira (15), o acesso dos clientes da Gol ao Terminal de Passageiros de Porto Alegre deve ser feito pela rampa de acesso ao piso 2, pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem, em um primeiro momento, será feito na área do check-in internacional. Após essa etapa, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de Segurança. Nesse ambiente, eles precisarão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão à base aérea de Canoas (QNS).

Os clientes que desembarcarem em QNS serão transportados até o aeroporto de Porto Alegre e irão descer na estação de ônibus para retirar suas bagagens. Da mesma forma como é feito hoje, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a base e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da Gol e da concessionária.

O Terminal de Passageiros funcionará das 6h às 21h. Os clientes deverão se apresentar no aeroporto de Porto Alegre 3 horas antes do voo, e o processo de embarque se encerrará 1 hora e 30 minutos antes da decolagem. Após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque.