Nem viagens para a praia, nem passeios nos shoppings: nessas férias de julho, aparentemente, os planos dos brasileiros envolverão uma programação bastante cultural — visitas aos museus, algo que as buscas dos internautas nos mecanismos online, aliás, não deixam mentir.
De acordo com o novo levantamento da Preply, a procura por atrações museológicas na internet obteve um salto de 22% no último ano, com os velhos conhecidos Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Catavento e Museu da Língua Portuguesa gerando mais de 500 mil buscas em todas as regiões no período em questão.
Exposições e instalações específicas, por sua vez, também não têm escapado dos olhares das pessoas, cuja curiosidade se converteu em dezenas de milhares de pesquisas na internet — relacionadas, em sua maioria, a atrações como “Mônica 60 Anos” e “Mundo Pixar”, ideais para visitantes de todas as idades.
Museu de Arte Moderna do Rio é o mais pesquisado no País
Mesmo com perspectivas e focos de interesse variados (que vão da produção artística nas favelas à história da língua portuguesa), algo que o ranking de museus mais pesquisados no Brasil evidencia é como, no geral, os centros culturais de maior interesse tendem a se concentrar em uma localidade específica: São Paulo, estado que, não por acaso, também é aquele que abriga o acervo museológico mais extenso de todo o País.
Isso porque, dos 10 museus com as buscas mais expressivas no último ano, apenas dois não se localizam no território paulista, cujas instituições como o Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imaginação e Museu Catavento figuram na lista — este último gerando, somente nos últimos doze meses, mais de 1,3 milhões de pesquisas nos mecanismos digitais.
O topo do ranking, de toda forma, não é encabeçado por algum deles, mas um espaço carioca: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, popularmente chamado de MAM Rio. Nome por trás de nada mais, nada menos que 4,7 milhões de buscas na internet, a instituição, fundada na década de 40, possui hoje uma coleção de mais de 16 mil obras, entre elas alguns dos acervos de arte moderna e contemporânea mais importantes da América Latina.
Confira, abaixo, os 10 museus nacionais mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, de acordo com o levantamento da Preply.
Posição | Museu | Estado | Volume aprox. de busca |
1 | Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | RJ | 4743000 |
2 | Museu Catavento | SP | 1313000 |
3 | Museu da Língua Portuguesa | SP | 613500 |
4 | Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | SP | 551100 |
5 | Museu da Imaginação | SP | 490800 |
6 | Mudeu das Ilusões | SP | 467400 |
7 | Museu da Imagem e do Som | SP | 449800 |
8 | Museu Oscar Niemeyer | PR | 304030 |
9 | Museu da Imigração | SP | 267800 |
10 | Museu das Favelas | SP | 221300 |
Louvre, Orsay, Sorolla: os museus gringos mais procurados pelos brasileiros
Em meio a tantas buscas online por museus no Brasil, não parece equivocado suspeitar que a curiosidade da população se estenda não apenas a nomes nacionais, mas a centros culturais mundo afora — interesse este, aliás, também confirmado durante o levantamento da Preply.
Também na internet, aquele que é considerado o museu mais famoso do mundo se mostrou, naturalmente, o mais pesquisado pelos brasileiros: somente no último ano, foram mais de 650 mil pesquisas pelo Louvre, na França, o que o alçou ao título de mais procurado no País — provavelmente vindas de entusiastas ansiosos por conhecerem obras como “Mona Lisa” e “A Vênus de Milo” bem de perto.
Posição | Museu | País | Volume aprox. de busca |
1 | Museu do Louvre | França | 657100 |
2 | Museu Van Gogh | Holanda | 112400 |
3 | Museu do Prado | Espanha | 90600 |
4 | Museu de Orsay | França | 76200 |
5 | Museu Americano de História Natural | Estados Unidos | 62500 |
6 | Museu Frida Kahlo | México | 25200 |
7 | Museu Hermitage | Rússia | 19300 |
8 | Museu Capitolino | Itália | 14630 |
9 | Museu do Smithsonian | Estados Unidos | 13380 |
10 | Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) | Estados Unidos | 11680 |
Para além das instituições em si, ao longo do estudo,atrações imersivas receberam destaque nos mecanismos de busca no último ano. Sendo uma das atrações mais bem-sucedidas de 2023, nada mais justo que a exposição que promete uma verdadeira viagem pela vida e obra de Van Gogh liderasse as atividades culturais de maior interesse online: ao todo, foram mais de 500 mil pesquisas pela experiência envolvendo as pinturas do artista holandês, conferida por mais de meio milhão de pessoas até o momento e aberta à visitação nos municípios de Uberlândia e Campo Grande.
Atividades ideais para toda a família, duas exposições sobre personagens emblemáticos da cultura pop também ganharam destaque na Web, algo certamente impactado pela amplitude de seus públicos-alvo — que encantam tanto pequenos quanto adultos.
De um lado, por exemplo, pesquisas pela “exposição Turma da Mônica” parecem sugerir um grande interesse pela mostra “Mônica 60 Anos”, que retratou a trajetória da personagem mais amada de Maurício de Souza entre dezembro e fevereiro em São Paulo.
Já as mais de 40 mil pesquisas pela famosa exposição “Mundo Pixar”, que chega este mês em Fortaleza, refletem não só a popularidade de uma atração com mais de um milhão de visitantes, mas o lugar ocupado por filmes estrangeiros como “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A” no coração dos brasileiros.
Posição | Exposição | Volume aprox. de buscas |
1 | Exposição Van Gogh | |
2 | Exposição Turma da mônica | |
3 | Exposição Pixar | |
4 | Exposição Leonardo da Vinci | |
5 | Exposição Harry Potter | |
6 | Exposição Michelangelo | |
7 | Exposição Monet | |
8 | Exposição Salvador Dali |
Agenda