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Embratur considera inflação e cotação do dólar no cálculo das receitas com o Turismo

A Embratur divulga o resultado das receitas com o turismo internacional a partir dos dados mensais apresentados pelo Banco Central em dólar. A Agência disponibiliza tanto o resultado na moeda americana quanto na moeda brasileira. Ao contrário do que divulgou a Associação Rio Vamos Vencer (RVV), o resultado do primeiro semestre de 2024 é superior ao do primeiro semestre de 2014, levando em consideração tanto a cotação do dólar em ambos os anos quanto a variação dos índices de inflação no período, como IPCA e IGPM.

Em 2014, o dólar estava cotado a R$ 2,60 e a arrecadação com o turismo internacional no primeiro semestre daquele ano foi de R$ 9,1 bilhões. Feita a correção inflacionária pelo IPCA e pelo IGPM, os resultados daquele ano são R$ 16,2 bilhões e R$ 19,2 bilhões, respectivamente. Ou seja, na comparação com os dois índices inflacionários, o resultado do primeiro semestre de 2024, que totalizou R$ 20,9 bilhões, é superior.

Abaixo, dados comparam o desempenho de 2014 e 2024, corrigida a inflação e levando em conta a cotação do dólar:

Gastos dos turistas internacionais no Brasil: Valores nominais do primeiro semestre (Banco Central)

  • 2014: US$ 3,6
  • 2024: US$ 3,7

Valores nominais em R$ com a cotação do dólar do ano indicado:

  • 2014: R$ 9,1 bilhões (US$ 1 = R$ 2,60)
  • 2024: R$ 20,9 bilhões (US$ 1 = R$ 5,61)

Valores corrigidos pelo IPCA (IBGE) em R$

  • 2014: R$ 16,2 bilhões
  • 2024: R$ 20,9 bilhões

Valores corrigidos pelo IGP-M (FGV) em R$

  • 2014: R$ 19,2 bilhões
  • 2024: R$ 20,9 bilhões

Em matéria da Embratur, publicada nesta segunda-feira (29), o órgão utilizou a cotação atual para o dado de 2014 e 2024:

  • 2014: R$ 20,2 bilhões (US$ 1 = R$ 5,61)
  • 2024: R$ 20,9 bilhões (US$ 1 = R$ 5,61)

A Embratur tem compromisso com a transparência e a responsabilidade no processamento e geração de dados, algo estratégico para o fortalecimento do setor turístico brasileiro. Todas as informações produzidas pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados são públicas e podem ser acessadas através do portal de dados da Embratur.

A agência utiliza fontes e metodologias de dados nacionais, como Banco Central, Polícia Federal, ANAC, IBGE, ANTT e Ministério do Turismo, além de ferramentas internacionais como ForwardKeys, ONU Turismo, Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Oxford Economics e GlobalData, usadas pelos principais órgãos de turismo no mundo. Vale dizer que a Embratur abriu inscrições para processo seletivo com cargos de níveis médio e superior.

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