A semana que marca o finalzinho de julho e o início do mês de agosto será especialmente movimentada em Gravatá, onde a alta temporada de inverno segue até setembro. O destino, um dos principais do circuito frio de Pernambuco, promove dois eventos gratuitos, que prometem atrair visitantes à cidade: Festival Virtuosi Gravatá e o Tardes no Polo – Festival de Queijos, Vinhos e Chocolates.

A partir desta terça-feira (30), a Igreja de Sant’Ana recebe os músicos convidados do Virtuosi, para concertos em homenagem aos 80 anos da diretora artística do evento, a pianista Ana Lúcia Altino. Sempre a partir das 19h30, será apresentado repertório instrumental, do erudito ao popular, em formações com piano, celo e viola. A abertura será com obras de Vivaldi e Piazzola e haverá ainda a participação da Orquestra Jovem de Pernambuco. O Virtuosi é promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel). A maratona musical vai até o sábado (3).

Na mesma data, o sábado, que naturalmente é um dia em que a cidade recebe muitos visitantes, as atenções recaem para o Tardes no Polo, que nesta edição realiza um festival de queijos, vinhos e chocolates. O evento mensal já virou tradição no calendário cultural da cidade e ocupa a Rua Duarte Coelho, que fica exclusiva para pedestres das 16h às 21h.

“O Virtuosi Gravatá é um festival tradicional, que permite oferecer um repertório da mais alta qualidade para nossos turistas e moradores e é sempre muito concorrido. Teremos ainda o retorno do Tardes no Polo, que considero um grande acerto da gestão. Uma vez por mês, fechamos o Polo Moveleiro e realizamos desfiles, shows e exposições. Nossa última edição abriu o São João e agora essa etapa iniciará o segundo semestre do nosso calendário cultural. Não tenho dúvidas de que teremos ótimo público”, afirma Marllon Lima, gestor da Secturcel, sobre os eventos em Gravatá.

O charme da decoração, moda e gastronomia típica de inverno se espalha pelas calçadas e toda a via, com as lojas montando ambientes ao ar livre, com poltronas, mantas e adegas em madeira todas made in Gravatá. A cidade é um dos principais polos moveleiros de Pernambuco, com destaque para peças em estilo colonial e desenvolvidas em madeira de jaqueira.

Os restaurantes do Polo Moveleiro também entram no clima e colocam mesas e cadeiras nas calçadas para que o público possa degustar a boa culinária local – o destino é também um dos principais polos gastronômicos do estado – enquanto ouve uma boa música. Além dos cafés e restaurantes sediados na rua, o Tardes no Polo – Festival de Queijos, Vinhos e Chocolates tem a participação de marcas e produtores locais. Nesta edição, o público poderá conhecer os vinhos do Supermercados Santana, El Vino y Amigos e Chopp de Vinho Alamoa e a Vinícola Vale das Colinas, de Garanhuns, também estarão presentes.

Para se deliciar, queijos artesanais, chocolate quente, chocolates variados, bolos e pastéis de nata das marcas LUH – Queijos e Variedades, Delícias do Sertão, Pastel das Russas, LD Confeitaria, Namami e Vianna Pastel de Nata. A Paróquia de Sant’Ana e a Secretaria da Mulher de Gravatá também exibirão iguarias feitas a partir de projetos sociais. A Cachaçaria Sanhaçu, a Cervejaria Babylon e a I.G. Perfumes completam a lista de expositores.

O Tardes no Polo do mês de agosto contará com três minipalcos, onde artistas locais vão apresentar repertório instrumental, de pop-rock, MPB e hip-hop e ainda com um desfile com bailarinos com inspiração na cultura da uva e do vinho. Para a garotada, a área kids terá os monitores da Kombiteca, com contação de histórias, além de pula-pula e brinquedos infláveis.