A MSC Cruzeiros anunciou uma importante iniciativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sua frota em até 15% até 2026. A novidade vem com a introdução da OptiCruise, uma avançada ferramenta de otimização de planejamento de itinerários, desenvolvida em parceria com a OPTIMeasy, empresa de pesquisa afiliada à Universidade de Gênova. A inovação representa um passo significativo para a sustentabilidade da indústria de cruzeiros, que enfrenta desafios crescentes em termos de eficiência energética e impacto ambiental.

O desenvolvimento da OptiCruise baseia-se em um novo modelo matemático que considera uma ampla gama de fatores que influenciam o planejamento de itinerários. Ao contrário do planejamento tradicional, que se concentra principalmente na atratividade dos destinos, a OptiCruise expande o escopo para incluir aspectos como a sequência de escalas nos portos, horários de partida e chegada, velocidade do navio, custos operacionais, e eficiência energética. Essa abordagem holística permite à MSC Cruzeiros alcançar o equilíbrio ideal entre a eficiência operacional e a satisfação dos hóspedes.

A nova ferramenta foi testada no navio MSC Bellissima, que durante 12 meses navegou entre 17 portos no Mar Mediterrâneo. Os resultados positivos dessa fase experimental pavimentaram o caminho para a implementação plena da OptiCruise em toda a frota da MSC Cruzeiros, que contará com 24 navios até 2026.

A implementação da OptiCruise faz parte da estratégia da MSC Cruzeiros para alcançar zero emissões líquidas de GEE até 2050. Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer da MSC Cruzeiros, destacou a importância da nova tecnologia. “Nós identificamos e desenvolvemos essa nova tecnologia para otimizar o processo de tomada de decisão no planejamento de itinerários, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões em toda a nossa frota a partir de 2026”, pontuou.

“A equipe da OPTIMeasy calcula que a economia média de combustível e a redução de emissões obtidas com o uso da OptiCruise estão na faixa de 10 a 15%, o que é um passo significativo em nossa ambição de atingir a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 para nossas operações marítimas”.

A OptiCruise foi desenvolvida no âmbito do Projeto CHEK, uma iniciativa financiada pela União Europeia que visa explorar e testar soluções inovadoras para o transporte marítimo de baixo carbono. O projeto faz parte do programa de pesquisa e inovação Horizon da UE e é liderado pela Universidade de Vaasa, na Finlândia. Além da MSC Cruzeiros, o consórcio do Projeto CHEK inclui a Universidade Marítima Mundial, a Wärtsilä, a Cargill e o Lloyd’s Register, entre outros parceiros.