A Embratur já iniciou a preparação para a participação do Brasil na FIT Argentina 2024, onde o país será o homenageado da edição. A feira, que ocorre entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, em Buenos Aires, é a principal plataforma de turismo da América Latina e será uma oportunidade estratégica para o Brasil promover sua diversidade cultural, natureza e gastronomia. O estande brasileiro, organizado pela Embratur em parceria com o Sebrae, terá foco em apresentar experiências e destinos turísticos menos explorados, reforçando a atratividade dos estados e municípios do país.

A Argentina é o maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,1 milhão de argentinos visitando o país em 2024, conforme dados da Embratur. Para Marcelo Freixo, presidente da agência, a escolha do Brasil como país homenageado fortalece os laços turísticos e destaca a assertividade da estratégia de promoção internacional. “Mostraremos um Brasil além do óbvio, com novos destinos e experiências culturais, gastronômicas e naturais”, ressaltou Freixo.

Celso Sabino, ministro do Turismo, também celebrou a escolha e reforçou a importância da Fit Argentina para a promoção do país. “É uma oportunidade única de apresentar novos destinos ao nosso maior mercado emissor, parte de uma estratégia que visa aumentar o número de turistas estrangeiros no Brasil e alcançar a meta de 7 milhões de visitantes internacionais em 2024.”

A conectividade aérea entre os dois países também tem sido uma prioridade para a Embratur, que trabalha para ampliar o número de voos diretos entre Brasil e Argentina. Atualmente, 12 companhias aéreas oferecem voos diretos para destinos brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, entre outros. A expectativa é de um aumento de 22% no número de assentos em 2024, com a adição de novas rotas, como voos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba, além de Córdoba e Rosário para outros destinos brasileiros.