Atibaia (SP) – Renata Marcandalle, atual analista de produtos da EHTL, possui uma trajetória inspiradora dentro da empresa, que começou há 16 anos. Para celebrar este momento, a EHTL – que celebra seus 20 anos de fundação neste ano e promove o mega fam em Atibaia (SP) – homenageou a profissional pelos anos de dedicação à empresa. Ao relembrar sua história, Renata destaca momentos marcantes e o crescimento profissional que viveu na empresa, revelando sua gratidão pelo caminho que percorreu.

Tudo começou em 2006, quando Renata entrou na EHTL, ainda sob o nome da empresa anterior, atuando como recepcionista. “Fiquei na recepção por três meses e logo fui promovida para o atendimento”, relembra. Entre 2006 e 2008, ela desempenhou funções na área de atendimento ao cliente, um setor onde pôde desenvolver habilidades essenciais que mais tarde se provariam fundamentais para sua carreira. “Foi uma transição rápida, mas muito enriquecedora”, diz.

Flávio Louro, CEO da EHTL, e Renata Marcandalle, analista de produtos da operadora (Foto: Greg Grigoragi/Brasilturis)
Flávio Louro, CEO da EHTL, e Renata Marcandalle, analista de produtos da operadora (Foto: Greg Grigoragi/Brasilturis)

Com a troca de CNPJ da empresa, Renata permaneceu e foi registrada na nova configuração. “Fiquei oito anos no operacional antes de migrar para a área comercial, em 2010”, conta. A transição para a negociação e a análise de produtos foi desafiadora, especialmente por exigir um novo conjunto de habilidades, como lidar diretamente com os hotéis e gerenciar as negociações. Renata lembra com carinho dessa época: “No início, eu era muito tímida, e lidar com o público me assustava, mas tive ótimos professores que me guiaram ao longo do caminho”.

Ao longo dos anos, Renata foi desenvolvendo uma bagagem sólida na área comercial, o que a levou a treinar novos analistas que entravam na empresa. “Hoje, quando alguém novo chega, eu passo um pouco da minha experiência. É gratificante ver que confiam em mim por conta do meu tempo de casa”, afirma. O respeito e a admiração que conquistou junto aos colegas são fruto de sua dedicação e conhecimento. “Muitas vezes, até pessoas com mais tempo de mercado vêm me perguntar algo, e isso é muito gratificante”, revela.

Renata fala com carinho sobre a evolução da empresa. “Eu me lembro que, quando começamos, a equipe era pequena, ficávamos todos em um único andar. Hoje, temos três andares, e é incrível ver o crescimento de perto. É uma sensação de realização ver que participei desse crescimento”, conta com orgulho. Para ela, a expansão da EHTL é uma conquista coletiva, fruto da união e da dedicação de todos os colaboradores.

Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi o primeiro milhão de faturamento da empresa. “Eu lembro que estávamos todos no 11º andar do prédio, e quando bateram o primeiro milhão do ano, foi uma festa. Estávamos tão novos na empresa e era um marco muito grande para todos nós”, recorda-se com entusiasmo.

Além de sua evolução profissional, Renata também destaca o impacto que a EHTL teve em sua vida pessoal. “Cresci dentro da empresa, entrei como uma menina e precisei mudar minha postura ao longo do tempo. Isso também me transformou fora do trabalho. Meu marido até comenta que pareço mais séria, mas é porque aprendi a ter uma postura mais profissional”, comenta. Para ela, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é fundamental para o bem-estar.

A relação com a diretoria e os colegas de trabalho também foi essencial para sua permanência por tantos anos na EHTL. “A diretoria é muito próxima dos funcionários. Eu vejo gente de outras empresas que comenta como aqui é diferente, como existe uma parceria e uma ajuda mútua que é difícil de encontrar em outros lugares”, reflete Renata, ressaltando o ambiente acolhedor e colaborativo da empresa.

Em 16 anos de história dentro da EHTL, Renata construiu uma carreira sólida, sempre movida pelo desejo de crescer e aprender. Quando questionada sobre o que a fez permanecer tanto tempo na empresa, sua resposta é simples e poderosa: “Gratidão.” Segundo ela, a empresa foi sua grande escola e lhe proporcionou inúmeras oportunidades de crescimento. “Sou muito grata por tudo que vivi aqui. Fui sempre muito bem cuidada e tive a oportunidade de aprender e crescer.”