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Gol avança na recuperação judicial com plano de redução de dí­vida

A Gol Linhas Aéreas deu um passo importante em sua trajetória de recuperação financeira com o anúncio de um acordo de reestruturação que pode reduzir sua dívida em até US$ 2,5 bilhões. Esse acordo, firmado com a Abra – sua controladora – e um comitê de credores, inclui um plano de reorganização abrangente e uma linha de crédito adicional de até US$ 1,85 bilhão, essencial para que a companhia saia do Chapter 11, processo judicial equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos.

No anúncio feito em 6 de novembro, a Gol detalhou que o acordo permite a conversão de dívidas em ações, reduzindo até US$ 1,7 bilhão da dívida acumulada antes do início do Chapter 11 e mais US$ 850 milhões em outras obrigações financeiras. “Chegar a este acordo é mais um passo importante em nossos esforços para fortalecer nossa posição financeira e impulsionar o sucesso de longo prazo da Gol”, destacou o CEO da Gol, Celso Ferrer.

Como parte do acordo, a Abra receberá cerca de US$ 950 milhões em novas ações, condicionadas a questões pendentes, além de US$ 850 milhões em dívida reestruturada. Desses valores, US$ 250 milhões deverão ser convertidos em novas ações após um período de 30 meses do fim do processo de Chapter 11, conforme o desempenho da companhia.

Os credores quirografários também receberão uma participação em novas ações, estimadas em US$ 235 milhões, valor que pode aumentar dependendo de condições adicionais. Para a Gol, o plano representa um alívio financeiro, eliminando custos relacionados a possíveis disputas judiciais sobre esses créditos e preparando o terreno para a conclusão do Chapter 11.

O próximo passo envolve a captação de até US$ 1,85 bilhão em uma linha de crédito para encerrar o financiamento atual na modalidade debtor-in-possession (DIP) e reforçar sua liquidez no período pós-recuperação. Com a linha estruturada com o apoio da Abra e do comitê de credores, a Gol visa investir em sua frota de aeronaves e retomar a capacidade operacional.

Desde o início do processo, a empresa assegurou um financiamento DIP de US$ 1 bilhão e mais US$ 375 milhões com arrendadores, viabilizando a reintegração de boa parte de suas aeronaves 737, anteriormente inativas. A expectativa é que o plano de reorganização seja submetido antes do final de 2024 e que a saída do Chapter 11 ocorra até abril de 2025.

Com o anúncio do acordo, a negociação das ações da Gol (GOLL4) foi suspensa temporariamente. O papel está cotado a R$ 1,11 na B3, acumulando uma desvalorização de 87,6% no ano, o que representa uma avaliação de mercado de cerca de R$ 467 milhões. Adrian Neuhauser, CEO da Abra, ressaltou que “a Gol está prestes a sair de seu procedimento de Chapter 11 com uma posição de liquidez consideravelmente melhorada e um balanço patrimonial desalavancado, com um custo unitário muito competitivo e uma rede robusta”.

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