A temporada de férias de verão começa com um dado expressivo: 27% dos brasileiros planejam viajar de avião, somando cerca de 16 milhões de pessoas. A preferência pelo modal aéreo cresceu 4 pontos percentuais em comparação a 2023, quando 23% optaram por este meio de transporte. Os dados são da pesquisa “Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira”, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento está alinhado aos esforços para melhorar a oferta de voos e a qualidade da infraestrutura aeroportuária no Brasil. “Com o Conheça o Brasil Voando, estamos fazendo um trabalho conjunto que resultou em uma oferta de 29,8 milhões de assentos em voos domésticos para a alta temporada. São cerca de 3,2 milhões a mais para atender à demanda dos nossos turistas. Isso vai representar um ganho na qualidade da nossa malha aérea”, explicou o ministro.
Apesar do avanço no transporte aéreo, o carro próprio segue como o meio preferido por 40% dos viajantes, seguido por ônibus (28%) e carros de aluguel (10%).
A avaliação dos aeroportos e serviços foi positiva, com 66% dos passageiros frequentes destacando o conforto e os serviços oferecidos nos terminais. Já entre os viajantes que optam pelo avião, 55% ainda não haviam comprado passagens até outubro.
No quesito hospedagem, 47% preferem ficar na casa de amigos ou parentes, enquanto hotéis (25%) e pousadas (17%) ocupam as posições seguintes. Viagens em família continuam sendo maioria (61%), com destaque para o crescimento das viagens solo, de 13% para 15%.
A pesquisa, realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024, incluiu 5.542 entrevistas em todas as Unidades da Federação.
Agenda