Com a proposta de contribuir para uma aviação mais acessível, a Avianca encerrou 2024 com 48 aviões equipados com sistema Braille para facilitar a experiência dos viajantes com deficiência visual.
Esse anúncio ocorre como marco do Dia Mundial do Braille, que é parte do programa Avianca Acessível, que busca eliminar barreiras na aviação, adaptando o serviço da companhia aérea às necessidades de pessoas com deficiência, fazendo com que sua experiência seja simples e cômoda, e também aproximando mais as equipes da Avianca de seus clientes.
O projeto de Braille teve início em 2023 como uma ideia da equipe de manutenção da Avianca. Dessa forma, durante o segundo semestre deste ano, foi realizado um teste piloto. Esse teste consistiu na instalação, em seis aviões A320 que cobrem rotas nacionais e internacionais, de novos marcadores de fila com maior contraste e visibilidade para pessoas com baixa visão, assim como a numeração em Braille para pessoas cegas.
Os elementos em Braille floram desenhados em conjunto e sob a orientação do Instituto Nacional de Cegos (INCI) e foram desenvolvidos no Centro de Manutenção Aeronáutica de Ríonegro (MRO), mediante protocolos de alta qualidade e detalhismo.
“Uma aviação mais de todos. Esse é nosso objetivo como companhia e temos trabalhado sem descanso para que seja uma realidade e cada vez mais viajantes com deficiência possam desfrutar de uma experiência de viagem cômoda e adaptada às suas necessidades. Terminamos 2024 com 48 aviões da frota A320 equipado com Braille para os viajantes com deficiência visual, um marco muito importante se analisarmos todo o processo que implica transformar uma aeronave para que ela seja mais acessível. É um grande feito e estamos dispostos a continuar para alcançar nossa meta”, afirmou Michael Swiatek, Chief Accesibility Officer do Grupo Abra.
Para 2025, a companhia aérea planeja completar a instalação desse sistema em toda a frota de A320, somada à inclusão da sinalização em braille no interior dos banheiros de seus aviões, cobrindo a rede de rotas doméstica e internacional e abarcando o maior número possível de viajantes por meio dessa iniciativa.
Agenda