O governo do Havaí anunciou um investimento de US$ 6,3 milhões para fortalecer a promoção do destino e acelerar a recuperação do turismo, setor duramente afetado pelos incêndios florestais em Maui, em agosto de 2023. O estado também considera os possíveis impactos dos incêndios no condado de Los Angeles, um de seus principais mercados emissores.

Os recursos foram liberados pelo Departamento de Negócios, Desenvolvimento Econômico e Turismo (DBEDT, na sigla em inglês) e serão destinados a campanhas voltadas para reverter a queda no número de visitantes, especialmente em West Maui, onde a ocupação hoteleira segue abaixo da média histórica.

“Estamos todos cientes dos efeitos prolongados dos incêndios em Maui na indústria turística e da contínua baixa na ocupação hoteleira em West Maui”, afirmou James Kunane Tokioka, diretor do DBEDT. “Como também prevemos que a chegada de visitantes será impactada pelos incêndios de Los Angeles, a campanha de recuperação do turismo pretende impulsionar o fluxo de viajantes, garantindo a sustentação dos negócios locais e a preservação de empregos.”

Dados do DBEDT mostram que Los Angeles é o maior mercado emissor de turistas para o Havaí, respondendo por 9,1% de todas as chegadas em 2024 e 30,2% dos visitantes provenientes da Califórnia.